publicidade

Entretenimento
Navegue por

10ª Feira do Livro

Roseanna Murray e Leo Cunha prometem roubar a atenção do público infantil em Joinville

Os escritores de literatura infantojuvenil fazem palestras para o público nos dias 10 e 11 de abril

26/03/2013 - 05h01 - Atualizada em: 27/03/2013 - 14h04

Compartilhe

Por Redação NSC
Roseana ministra a palestra "Estação Lunar" em que fala sobre a importância da poesia
Roseana ministra a palestra "Estação Lunar" em que fala sobre a importância da poesia
(Foto: )

Todos os anos a cena se repete. Crianças e adolescentes passam os olhos pelo colorido dos livros, folheiam, leem e tomam conta do Expocentro Edmundo Doubrawa. Acompanhados por professores, os alunos fazem visitas para mergulhar no vasto universo da literatura e ver de perto os escritores preferidos.

Na décima edição da Feira do Livro de Joinville, que ocorre entre os dias 3 e 14 de abril, dois renomados escritores para o público infantil prometem roubar a atenção de muitos olhares: Roseanna Murray e Leo Cunha.

Há mais de 30 anos se dedicando à literatura, Roseana possui mais de 60 livros publicados, sendo "Fardo de Carinho" o primeiro de sua carreira. A escritora de 62 anos, nascida no Rio de Janeiro, e graduada em Literatura e Língua Francesa pela Universidade de Nancy (França), ainda possui uma lista relevante de prêmios no currículo.

Já foi três vezes vencedora como a melhor da poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo livro "Artes e Ofícios", e ainda foi reconhecida por "Jardins", eleito o melhor livro infantil de 2002, pela Academia Brasileira de Letras.

Pela quarta vez em Joinville, a primeira para participar da Feira do Livro, Roseana vai ministrar a palestra "Estação Lunar", no dia 10 de abril, em dois horários, às 9 e às 14 horas, no Teatro Juarez Machado. A escritora falará sobre a importância da poesia para a as escolas e para a vida.

-A poesia pode tirar do ser humano o que ele tem de melhor. Na minha obra, eu sempre tento jogar o leitor para cima com um olhar muito atento para a felicidade e as coisas maravilhosas da vida. Desde o primeiro até o meu último livro, o leitor vai achar esse olhar poético que procurar tornar as crianças poetas-, conta.

No mesmo dia, às 19h30, ela participa de uma mesa de debates com os escritores Rubens da Cunha e Leo Cunha, com mediação da professora doutora Taíza Mara Rauen Moraes. Leo é outro renomado autor brasileiro vencedor de diversos prêmios e que irá ministrar uma palestra durante a programação da Feira do Livro, em que falará sobre a família, a escola e a biblioteca na formação do leitor e do escritor.

Leo Cunha é jornalista e, aos 47 anos, acumula mais de 40 livros infantis, juvenis e de crônicas publicados. Sua primeira obra, "Pela Estrada Afora", saiu em 1993. Vencedor de diversos prêmios, como o Jabuti e da FNLIJ, ele também foi um dos ganhadores do projeto Rumos Itaú Cultural na categoria Jornalismo Cultural.

Mestre em Ciências da informação e doutor em Cinema, Leo hoje é professor de Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação