nsc
dc

Junto à natureza

Roteiro pioneiro guia visitantes de bicicleta ou a pé pelo Vale Europeu

São cerca de 300 quilômetros de muita cultura e sabor por nove cidades

24/06/2013 - 03h31 - Atualizada em: 24/06/2013 - 12h55

Compartilhe

Por Redação NSC
Cicloturismo do Circuito Vale Europeu é o primeiro no Brasil planejado para ser percorrido de bicicleta
Cicloturismo do Circuito Vale Europeu é o primeiro no Brasil planejado para ser percorrido de bicicleta
(Foto: )

Pedalar entre cachoeiras, rios e centenárias araucárias. Descansar à soleira de uma típica casa alemã de estilo enxaimel. Alimentar-se com queijos e vinhos tipicamente italianos. Tudo isso é apenas parte dos atrativos nos 300 quilômetros do Cicloturismo do Circuito Vale Europeu, primeiro roteiro no Brasil planejado para ser percorrido de bicicleta.

Desenvolvido em 2006, o percurso passa por nove municípios do Vale do Itajaí. O ponto de partida e retorno é em Timbó. No caminho, placas orientam os ciclistas pela rota na região mais europeia do país. O trajeto foi pensado para o visitante percorrer estradas mais bonitas e tranquilas, mantendo contato com a natureza. Cerca de quatro mil ciclistas passaram pela circuito em seis anos.

O Circuito Vale Europeu também oferece mais opções de caminhos. Na rota Mochileiro, o turista caminha por estradas de chão que levam ao contato direto com a natureza e com moradores das áreas rurais.

Quem escolhe Aventura e Emoção recebe altas doses de adrenalina, participando de rapel, rafting, canionismo e ducking (caiaque inflável para duas pessoas). Pelos caminhos do Arte e Charme, a arte e os sabores da gastronomia ítalo-germânica. E no Sabores Italiano o próprio nome explica o diferencial dessa rota, regada a vinho, frutas e culinária típica.

Uma série de hotéis, pousadas e agências de turismo fazem parte do circuito. Por meio deles, é possível fazer reservas, agendar atividades e alugar bicicletas. O site do projeto traz contatos e detalhes sobre as rotas.

Colunistas