nsc
an

Guia de Natal

Rua do Natal será inaugurada nesta quarta-feira em Joinville

Programação cultural ocorrerá todos os dias, até 23 de dezembro

02/12/2015 - 04h01

Compartilhe

Por Redação NSC
Sociedade Harmonia Lyra vira cenário para as apresentações de Natal de Joinville
Sociedade Harmonia Lyra vira cenário para as apresentações de Natal de Joinville
(Foto: )

Nesta quarta-feira, quando acontecer a inauguração da Rua do Natal em Joinville, os participantes estarão olhando para o prédio e caminhando por calçadas que representam a origem da construção da cidade, ainda que tanto a história da Sociedade Harmonia Lyra quanto a importância da rua Quinze de Novembro passem despercebidas aos olhares apressados de quem passa por aquele endereço diariamente.

A proposta é que, a partir desta noite, a passagem transforme-se em parada para aproveitar o espírito natalino que estará no ar: até 23 de dezembro, haverá apresentações culturais em frente à porta principal da centenária Harmonia Lyra, motivando os joinvilenses a reunirem-se na "Rua do Meio", como era chamada uma das vias mais antigas da cidade.

Confira mais notícias sobre programação de Joinville no Guia + AN

A rua Quinze de Novembro, aliás, será a primeira a receber os enfeites da iluminação de Natal previstos pela Prefeitura de Joinville. O resto da decoração virá das vitrines das lojas, que se prepararam especialmente para a data, já que a Rua do Natal é uma iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL) com a Sociedade Harmonia Lyra.

Haverá ainda a presença do Papai Noel para fazer a festa das crianças das 18 às 20 horas e, em um palco instalado na frente da sociedade, o Coral Infantojuvenil da Escola Arte Maior abre a programação de apresentações culturais, que ocorrerão sempre das 19h30 às 20 horas, exceto nos dias 8 e 9, quando as apresentações começarão às 20 horas..

O repertório do coral - que volta a se apresentar amanhã - conta com clássicos natalinos e com canções brasileiras de compositores da MPB, como Dorival Cayimmi, Marisa Monte, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Heitor Villa-Lobos. São crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos que, além de cantar, farão percussão corporal.

A programação cultural da Rua do Natal ganha destaque quando ela se encontra com o programa Natal da Harmonia. Em 8 e 9 de dezembro, ocorre o Natal na Sacada, quando os jovens cantores do Coral Infantojuvenil Arte Maior se apresentam ao lado do barítono Douglas Hahn e da soprano Alicia Cupani.

Nestas noites, o trecho da rua Quinze de Novembro entre a rua João Colin e a rua do Príncipe terá o trânsito interrompida e serão colocadas cadeiras na via para que o público possa assistir às apresentações musicais que ocorrerão na sacada da Sociedade Harmonia Lyra.

- No ano passado, a resposta do público para estas apresentações foi muito positiva e as pessoas começaram a cobrar para que acontecesse novamente. É uma apresentação no Centro da cidade e o prédio, além de ser um cenário natural, já que é bonito por si só, é um local histórico. As pessoas valorizam isso mais do que a gente imaginava - avalia o presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, Álvaro Cauduro.

Agende-se:

O QUÊ: Rua do Natal.

QUANDO: todos os dias, com apresentações culturais a partir das 19h30, até 23 de dezembro.

ONDE: rua Quinze de Novembro, no trecho entre a rua Doutor João Colin e a Travessa Mato Grosso.

QUANTO: gratuito, mas a população poderá fazer doações de alimentos para a Casa do Adalto, que atende a crianças e adolescentes com câncer.

Confira a programação completa:

O Papai Noel estará presente todos os dias ao longo desta programação, das 18 às 20 horas). As apresentações começam às 19h30.

Dia 2/12 - Coral Arte Maior Infantil - Apresentação no palco externo instalado na frente da porta de entrada da Harmonia-Lyra.

Dia 3/12 - Coral Arte Maior Infantil - No palco externo em frente à Lyra.

Dia 5/12 - Sábado Musical da Arte Maior - No palco em frente às Lyra. Das 9 às 13 horas.

Dia 7/12 - Atração ainda está sendo definida.

Dia 8/12 - Natal da Harmonia, na sacada da Lyra, das 20 às 21 horas.

Dia 9/12 - Natal da Harmonia, na sacada da Lyra, das 20 às 21 horas.

Dia 10/12 - Coral da Arte Maior Adulto, das 19h30 às 20 horas.

Dia 11 - Atração ainda está sendo definida.

Dia 14/12- Coral da Ajidevi, das 19h30 às 20 horas.

Dia 15/12 - Grupo Musical Além do Horizonte, formado por moradores de rua. Das 19h30 às 20 horas.

Dia 16/12 - Grupo Bandoneon, das 19h30 às 20 horas.

Dia 17/12 - Grupo Gaita de Boca, das 19h30 às 20 horas.

*Para os 21, 22 e 23 de dezembro ainda estão sendo definidas as atrações culturais.

Colunistas