nsc
santa

publicidade

TRADIÇÃO

Ruprecht, Krampus, Zwarte Piet: conheça outros personagens curiosos de Natal

Figuras do folclore punem crianças que não se comportaram, ajudam o Papai Noel a entregar presentes e despertam reações até mesmo por conta de racismo; confira

23/12/2019 - 16h24

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Pelznickel de Guabiruba.
Pelznickel de Guabiruba.
(Foto: )

Todos os anos a cidade de Guabiruba, no Vale do Itajaí, recebe uma tradição um tanto quanto peculiar: o Pelznickel. Também chamado de "Papai Noel do Mato", essa figura tem o objetivo de cobrar o bom comportamento das crianças em troca dos presentes do Bom Velhinho. A tradição, herdada dos colonizadores germânicos que vieram a Santa Catarina, é meio macabra: o "ser" tem chifres, barba-de-velho e, convenhamos, traz medo.

Mas o Pelznickel não é a única figura alternativa no Natal alemão. Na tradição europeia, existem pelo menos outros três personagens. São eles o Knecht Ruprecht e Krampus, ambos ligado à cultura germânica, e o Zwarte Piet, ajudante do Papai Noel que desperta polêmica ano após ano – há grupos que relacionam esse folclore holandês com o racismo e pedem para que ele seja revisto em eventos natalinos.

Confira outras tradições:

Krampus

De todos os ajudantes alternativos do Papai Noel, o Krampus é aquele que mais se assemelha à tradição do Pelznickel. Esse ser mitológico também tem chifres, usa pele de ovelha e anda pelas montanhas a partir do dia 5 de dezembro (justamente no Dia de São Nicolau em algumas regiões da Europa). O objetivo é assustar e até punir as crianças más e que não se comportaram durante o ano. Ele é feio. Bem feio.

Krampus, um tanto quanto aterrorizante, não?
Krampus, um tanto quanto aterrorizante, não?
(Foto: )

Knecht Ruprecht

Em algumas partes do Vale do Itajaí, o Knecht Ruprecht (ou simplesmente Ruprecht) tem status de Papai Noel do Mato, tal como o Pelnzickel. Porém, na tradição alemã ele é um ser mais "comportado", digamos assim, muito embora também tenha como função punir as crianças más. De acordo com o folclore, ele usa uma roupa marrom, anda sempre com uma espécie de cajado, é manco, tem barba, e entrega presentes impertinentes aos meninos e meninas más, como pedaços de carvão e paus. Já às boas crianças, Ruprecht entrega doces.

Knecht Ruprecht, ajudante do Papai Noel.
Knecht Ruprecht, ajudante do Papai Noel.
(Foto: )

Zwarte Piet

O mais polêmico dos ajudantes do Papai Noel. Isso porque o Zwarte Piet (ou Pedro, o Preto), embora seja uma tradição com quase 200 anos, gera incômodo por ter ares racistas, de acordo com alguns grupos que pedem a revisão da presença da figura em eventos natalinos. A alegação é de que o personagem insinua o período da escravidão e de submissão dos negros. Criado na Holanda, o Zwarte Piet também pune as crianças más e ameaça colocá-las em um saco para levá-las à Espanha. Já os meninos e meninas que se comportaram ganham vários tipos de doces típicos da região, como a bolacha de caramelo, além de presentes.

Zwarte Piet, à direita, ao lado de São Nicolau.
Zwarte Piet, à direita, ao lado de São Nicolau.
(Foto: )

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade