O fim de semana é de alerta para chuva volumosa e temporais em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, a instabilidade no tempo ocorre por conta do processo de formação de uma “frente quente” ao longo deste sábado (28) entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Com isso, a chuva atinge principalmente áreas catarinenses mais próximas ao RS, como Oeste, Serra e Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

Entre a madrugada e início da manhã de domingo (29), o sistema passa a ser uma frente fria, avançando do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, esse sistema aumenta o risco de temporais, rajadas de vento e granizo entre o Grande Oeste, os Planaltos, parte do Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Ainda de acordo com o aviso do órgão, o domingo é de alerta para risco elevado de ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas, além de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e galhos.

Mapa da Defesa Civil mostra áreas de alerta para temporais

Parte de Santa Catarina tem estado de “atenção” para temporais (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Veja o alerta da Defesa Civil na íntegra

Ao longo desse sábado (28), o processo de formação de uma frente quente entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul volta a deixar o tempo instável na maior parte do estado, com o retorno da condição para temporais e chuva intensa e volumosa, especialmente nas áreas próximas à divisa com o estado vizinho, com destaque para as áreas do Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências à alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Entre a madrugada e início da noite de domingo (29), o sistema passa a ser uma frente fria, avançando do RS em direção a SC, aumentando a condição para temporais com raios, rajadas de vento e granizo entre o Grande Oeste, os Planaltos e parte do Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e Litoral Sul, oferecendo risco alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Continua depois da publicidade

Na maior parte do Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS, a chuva deve seguir ocorrendo em maior intensidade e de forma frequente neste período, oferecendo risco alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas e moderado para destelhamentos e danos na rede elétrica. Nas demais regiões, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à ambas condições (chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e granizo).

Recomendações da Defesa Civil em caso de temporais

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Leia mais

Neve, geada ou sincelo? Saiba as diferenças entre os fenômenos do frio em SC