nsc
    nsc

    Basseto Group

    Saiba a importância de reconhecer o seu perfil na hora de escolher uma vaga no mundo do trabalho

    Conheça testes que ajudam a reconhecer suas aptidões e que contribuem para seu desenvolvimento profissional

    19/10/2020 - 07h39

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Testes que ajudam a reconhecer o perfil profissional e a garantir a escolha assertiva
    Testes que ajudam a reconhecer o perfil profissional e a garantir a escolha assertiva
    (Foto: )

    Quando buscamos um emprego, encontrar a oportunidade profissional adequada não é uma tarefa fácil. Isso porque são muitos os fatores que influenciam na realização de um profissional e é preciso saber bem que tipo de carreira pretende seguir, para não desperdiçar um bem precioso: o tempo. Apesar de parecer complexo, atualmente, existem testes que ajudam a reconhecer o perfil profissional e a garantir a escolha assertiva.

    É importante que quem busca por um emprego saiba que a ideia não é apenas encontrar uma vaga que garanta o lado financeiro, por exemplo. É muito mais do que isso. É necessário encontrar uma oportunidade condizente com as hards skills e softs skills, que consistem, respectivamente, nas características técnicas (como formação, cursos profissionalizantes e especializações) e nas características socioemocionais (como empatia, capacidade para liderar e proatividade, por exemplo).

    Para acertar na escolha da vaga certa, é preciso conhecer, primeiro, quais são as suas potencialidades, suas expectativas profissionais e seus objetivos pessoais e profissionais. Para se autoconhecer há uma série de opções disponíveis, exemplos disso são os processos de coaching, que buscam encaminhar os profissionais para as carreiras que são mais adequadas às suas aptidões; e as empresas especialistas em recrutamento e seleção, que fazem testes com os candidatos e buscam encaminhá-los para as vagas que mais condizem com seu perfil.

    O objetivo é mapear, além dos perfis comportamentais dominantes, informações como estilo de liderança, áreas de atuação naturalmente coerentes com os talentos da pessoa e com suas competências. Por exemplo, se o profissional é introvertido, trabalhar com atendimento ao público não é boa opção. Por outro lado, se for uma pessoas que não gosta de rotina, ficar o dia todo em um escritório, trabalhando com tabelas, por exemplo, certamente não atenderá às expectativas do candidato.

    Teste MBTI

    O teste de personalidade MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs, é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Resultado da análise de respostas do participante, o teste geralmente é aplicado por meio de um questionário estruturado com alternativas opostas, que refletem as preferências de cada um. Questões como “Você acha difícil se apresentar para pessoas” e “Você se considera mais prático do que criativo” costumam aparecer no formulário MBTI, que resulta em um dos 16 tipos de personalidades possíveis. Atualmente, muitos processos seletivos incluem esse modelo na fase de avaliação, o que mostra a relevância e a confiabilidade no mercado nesse procedimento.

    4 Arquétipos

    O objetivo do teste dos 4 arquétipos é definir qual dos modelos gerais, que são os chamados arquétipos, o profissional se encaixa. O conceito de arquétipos surgiu em 1919 com o psicanalista suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud. Em seus estudos, Jung concluiu que os fenômenos que nossos antepassados viveram, a um nível coletivo e em diferentes épocas, culturas e sociedades, modelam a nossa maneira de ser. Ele conceituou isso como arquétipo.

    Dessa forma, os arquétipos são míticos personagens universais que residem no inconsciente coletivo das pessoas. Eles representam as motivações humanas, que vão traçando nossas experiências e desencadeando emoções profundas. Os quatro arquétipos são: guerreiro, mestre, curador e visionário.

    Essa informação é relevante para definir quais são as raízes da personalidade do candidato e os padrões psicológicos que alicerçam os seus comportamentos. Dessa forma, é possível ter mais clareza na hora de decidir qual caminho profissional irá seguir.

    Identificação de temperamento

    Esse teste, também chamado de análise de comportamento, é uma ferramenta que cumpre a função de mapear as tendências comportamentais — aquelas chamadas soft skills — de quem responde. Por exemplo, existem pessoas que são mais comunicativas, outras que são executoras, há aquelas que adoram planejar as coisas e também aquelas que gostam mesmo de analisar se tudo está ocorrendo da forma certa. Para cada uma delas, há um trabalho que se encaixe melhor.

    Conhecer perfil profissional possibilita a opção de  cargos mais adequados ao candidato
    Conhecer perfil profissional possibilita a opção de cargos mais adequados ao candidato
    (Foto: )

    Vagas de acordo com esse perfil

    É importante destacar que essas ferramentas não definem um tipo de personalidade correta, mas pretendem, apenas, identificar qual é a personalidade de determinado indivíduo, possibilitando que sejam oferecidos cargos mais adequados a ele.

    A Soul3 Talentos é uma empresa especialista em recrutamento e seleção, que disponibiliza em seu site testes como esses e outros serviços que garantem o desenvolvimento profissional dos candidatos.

    Com base nas informações de personalidade, a empresa oferece vagas que estejam de acordo com o projeto de vida e carreira de cada candidato, aumentando as chances de sucesso tanto da etapa de contratação quanto com a realização profissional.

    Saiba mais sobre os testes de personalidade e faça o seu

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas