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Saiba como melhorar o atendimento ao cliente da sua oficina

Boas práticas são essenciais para aumentar a satisfação dos consumidores 

07/03/2019 - 15h21 - Atualizada em: 07/03/2019 - 15h22

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Estúdio
Por Estúdio NSC
Bom atendimento é fundamental para sua oficina
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Nenhum negócio tem sucesso se não tiver clientes, afinal, são eles que fazem com que as contas sejam pagas.

Isso significa que é preciso fazer com que cada um deles sinta que é a parte mais importante de toda a oficina mecânica.

Para isso, o seu objetivo é garantir que os consumidores tenham satisfação máxima com o atendimento e o serviço oferecidos. É preciso lembrar que eles estão cada vez mais informados e exigentes.

Com o alto volume de conteúdos disponíveis na internet, ficou fácil ter acesso a qualquer pesquisa para comparar a qualidade e o valor de diversos tipos de serviços.

Na hora de implementar um atendimento de ponta na sua oficina, é importante ter esses três fatores como princípios:

- Problemas mecânicos são sinônimos de dor de cabeça. Os clientes podem estar mais nervosos ou estressados que o normal e só querem uma solução efetiva.

- Muitas pessoas não entendem nada de mecânica, por isso, sempre desconfiam que podem estar sendo “enroladas”.

- Todo mundo gosta de atenção e de um atendimento personalizado.

Com isso alinhado, alguns outros fatores podem tornar o seu atendimento um grande diferencial, tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os atuais:

Escute ativamente

Seja por telefone, WhatsApp ou quando o consumidor chega presencialmente na oficina, é essencial mostrar que quer entender genuinamente qual é o problema que o levou até você.

O importante é garantir um atendimento atencioso e que passe segurança. Direcionar o cliente com algumas perguntas são uma excelente estratégia para mostrar cuidado e deixar claro que quer entender mais do caso.

Pense no que é pertinente que seja perguntado para ajudar na entrega do trabalho, aumentando a qualidade.

Quando foi a última revisão? A última troca de óleo? Qual a marca do produto usado? Se algum filtro foi trocado recentemente?

Cuide do ambiente

A organização da oficina diz muito sobre o tipo de serviço prestado. É necessário ficar atento a limpeza e garantir que tudo esteja aonde deve estar.

Se possível, tenha um espaço confortável destinado apenas a fazer o atendimento dos seus clientes, longe das graxas e pneus. Por lá, deixe água e café à disposição, além de revistas e jornais.

O uso de um uniforme entre os mecânicos e toda a equipe também ajuda a passar profissionalismo.

Metronorte
Cuide do ambiente
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Surpreenda

Quando você entrega mais do que o esperado, é quase certo que o consumidor fale bem do seu serviço para toda a rede de contatos e as indicações de atuais clientes são uma maneira extremamente assertiva de escalar o negócio.

Alguns pequenos detalhes e diferenciais podem surpreender quem contratou a sua oficina. Vamos para alguns exemplos práticos:

Já pensou em oferecer o serviço de entrega do carro à domicílio? Mesmo que o cliente precise pagar uma taxa adicional por isso, alguns prezam muito pela comodidade.

E se você estipulasse um valor mínimo em peças e serviços para que os clientes ganhassem algum benefício, como uma lavagem completa?

Ou tivesse como padrão entregar o carro sempre com aquele cheiro de novo?

E quer felicidade maior do que poder usar o carro de volta antes do que imaginava? Sempre que possível, entregue o serviço antes da data prevista.

Cumpra o acordado

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Cumpra o acoradado
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Mais importante do que todas essas dicas é garantir que tudo o que foi alinhado com o cliente seja entregue com qualidade excelente.

Caso tenha algum imprevisto e não consiga cumprir algo previamente combinado, ligue e informe sobre a atual situação. A transparência é item fundamental no atendimento.

Agora que a Metronorte já te deu algumas ideias, que tal reunir os funcionários para discutirem o que pode ser implementado?

Saiba que no no canal Acelera: gestão para oficinas, você sempre vai ter acesso a conteúdos atualizados e focados em aumentar a rentabilidade da sua mecânica. Por isso, se quer fazer o negócio crescer, não deixe de nos acompanhar!

​​​​Conteúdo patrocinado pela Metronorte e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​​​​

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