nsc
dc

DC 35 anos

Saiba quais são os planos da ACIF; Florianópolis será referência mundial

Há 106 anos, ACIF tem a meta de ‘liderar para transformar e prosperar’

14/05/2021 - 14h00

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
ACIF
Rodrigo Rossoni assumiu a presidência da entidade para um segundo mandato
(Foto: )

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) renovou sua diretoria e conselhos, apostando em novas lideranças do setor produtivo da capital. O foco no futuro tem reflexo na formação atual deste aguerrido time de voluntários – reformulado em mais de 50% frente ao quadro da gestão anterior.

> Ponte Hercílio Luz completa 95 anos; relembre a história da maior ponte suspensa do Brasil

A relevância histórica desta entidade centenária só foi possível com ideias inovadoras, liberais e transformadoras. Empresários com visão e dedicados a um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento são parte desta trajetória secular.

A nova gestão, que reconduziu Rodrigo Rossoni a mais um mandato como presidente, investirá na formação de novos líderes e na transformação do ambiente de negócios. São programas que incluirão cerca de 400 voluntários por ano, até 2023. Tudo com a meta de envolver também outras entidades parceiras – uma revolução sempre necessária para que Floripa continue sendo uma das melhores cidades do país para se empreender.

Os desafios são muitos e daí a necessidade desta renovação, sem deixar de manter os valores construídos pela ACIF em 106 anos, comemorados em 13 de maio. Chegou o momento de uma verdadeira escola de formação de lideranças com atenção à liberdade, meritocracia, desburocratização, desestatização e valor ao empreendedorismo.

Florianópolis será referência mundial

Este novo time também está muito envolvido nas ações do Pacto Floripa, criado pela ACIF em conjunto com mais de 30 organizações e o poder público. O objetivo é trabalhar metas que transformem Florianópolis em uma referência mundial até 2030 – contemplando as áreas de turismo, tecnologia, educação e saúde e bem-viver.

> O que esperar do Mercado Imobiliário de Florianópolis para os próximos anos

Projetos de desenvolvimento criativo para cada uma das seis Regionais da ACIF, que compreendem o Centro, a Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Ingleses, Sul da Ilha e área Continental, já estão em andamento para repaginar a cidade. Esta união, alinhada junto aos novos membros recém-empossados, trará benefícios econômicos, paisagísticos e arquitetônicos. E também uma cidade moderna, vibrante, descentralizada e condizente com as mais novas e assertivas tendências urbanísticas globais.

Aliança pela Vida

A tragédia provocada pela pandemia à saúde dos cidadãos e ao setor produtivo é um baque e tanto. Mas servirá para que Floripa saia mais fortalecida desta que pode ser chamada a maior crise da história recente. Apenas uma prova do que os empresários locais podem fazer pela sociedade é o serviço Aliança Pela Vida, implantado em março deste ano e prevendo até o fim do primeiro semestre o atendimento gratuito a pacientes com sintomas de Covid-19. Uma emocionante e rápida ação que arrecadou mais de R$4 milhões para auxiliar o poder público no combate à doença, diante do grave quadro detectado no início de 2021. Até agora foram quase 4 mil atendimentos que oferecem telemedicina, exames, visitas em domicílio, encaminhamentos e traslados.

Bons exemplos

Os últimos dois anos e a excelência em governança e gestão trouxeram como resultados recentes e importantes reconhecimentos: a ACIF recebeu em 2020 o Prêmio Catarinense da Excelência e a certificação do GPTW (Great Place To Work), como uma das melhores empresas para se trabalhar em SC. São frutos advindos de rígidos métodos em acordo com os fundamentos mais modernos do mundo em gestão.

Os bons exemplos inspiram e devem ser seguidos. E a ACIF sempre teve esse perfil inovador, que seguirá infinitamente.

Confira o especial DC 35 anos

Colunistas