Muitos não sabem, mas o Floresta tem esse nome graças a um time de futebol fundado em 1937. Transformada em clube em 1943, a Sociedade Floresta é conhecida pelos bailes e pelo Gigantão, o complexo esportivo localizado na rua Eli Soares, área com 2,6 mil metros quadrados de área construída. O nome Floresta foi uma homenagem às matas da região.

Continua depois da publicidade

A sociedade é presidida atualmente por Julio Cesar Vieira, de 45 anos, morador do bairro. De acordo com ele, o clube conta com mais de cem sócios. Entre as atividades oferecidas ali, há aulas de futsal, futebol, vôlei, balé, muay thai, violão e curso de dança gaúcha. O complexo conta com academia, piscina e espaço para eventos.

– Eu me criei aqui, joguei futsal, disputei o campeonato estadual. Vinha todo dia aqui – afirma Julio, que é filho de um dos fundadores do clube.

Ele conta que o espaço é cedido para a Secretaria de Esportes para escolas públicas e para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A Polícia Militar também já teve uma base no local.

– O Floresta sempre foi aberto à comunidade – disse.

Continua depois da publicidade

Entre os shows que marcaram a história do Floresta, Júlio cita os de Chitãozinho e Xororó e Clube do Bolinha. Outros grandes shows – como de Rick e Renner e Leandro e Leonardo – também foram feitos na sede social da Sociedade Floresta, que fica na rua Santa Catarina e agora é terceirizada. Antigamente, a sociedade também promovia o Miss Floresta e os tradicionais bailes de Carnaval.

A secretária do clube, Carla Cristina Furtado, de 44 anos, também convive desde a infância com a Sociedade Floresta. Ela ajuda a lembrar de outros artistas que passaram pelo clube: Camisa de Vênus, Beth Carvalho e Sérgio Reis. Os artistas Francisco Petrônio, conhecido pelos Bailes da Saudade, Roberta Miranda, Cristian e Ralf e João Mineiro e Marciano também tocaram na sociedade.

– Meu pai foi um dos primeiros sócios. Eu participava de tudo que tu imaginas: ginástica rítmica, vôlei, futsal, paliteiro, sinuca. Eu fui aluna de natação e jazz – lembra.

Para associar-se ao clube, acesse o site www.sociedadefloresta.com.br. Reservas e inscrições em atividades também podem ser feitas pelo site.

Continua depois da publicidade

Confira outras reportagens especiais do AN no seu bairro

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Fale conosco

Você tem sugestões de pautas sobre o seu bairro? Ligue para o (47) 3419-2100 ou envie e-mail para leitor.anoticia@somosnsc.com.br. Durante este ano, o jornal A Notícia publicará cadernos sobre os maiores bairros de Joinville. O próximo será o Jardim Paraíso. Tem alguma sugestão? Participe!

Destaques do NSC Total