Com a bênção e a torcida do Papa Francisco, o San Lorenzo sagrou-se campeão do Torneio Inicial, neste domingo, e conquistou um título após seis anos (o último havia sido o Torneio Clausura de 2007). O time do coração de Bergoglio dependia apenas de suas forças, em um domingo no qual quatro times podiam levar a taça, e contou com a sorte. Jogando fora de casa contra o Vélez Sarsfield, ficou no 0 a 0 e garantiu vaga no Grupo 2 da Libertadores de 2014, ao lado de Unión Española, Independiente-EQU e Deportivo Quito ou Botafogo.

Continua depois da publicidade

O título argentino será decidido em campo neutro contra o vencedor do Torneio Final, que será disputado no primeiro semestre de 2014. A data e o local da final ainda não foram definidos pela federação do país.

O jogo decisivo no Estádio Jose Amalfitani quase foi suspenso. Apenas uma hora e vinte minutos antes do início é que o local foi liberado pelas autoridades para o acesso dos torcedores, após a divulgação do resultado de uma inspeção que havia sido feita nas arquibancadas pela manhã. Com isto, a partida sofreu um atraso de meia hora.

O duelo entre San Lorenzo e Vélez foi disputado. Muito contato físico e pouco futebol marcaram os 20 minutos iniciais. O San Lorenzo começou melhor que o Vélez e arrancou buscando as laterais para definir a partida, mas sem sucesso. Nos últimos minutos da etapa final, o time da casa pressionou o San Lorenzo, que contou com uma defesa milagrosa do goleiro Sebastián Torrico para segurar o empate.

A emoção também esteve presente no outro jogo adiado da 19ª rodada do Torneio Inicial. Newell?s Old Boys e Lanús protagonizaram uma partida com muitos gols no Estádio Marcelo Bielsa. O futuro adversário do Grêmio na Libertadores de 2014 empatou com o atual campeão da Copa Sul-Americana em 2 a 2.

Continua depois da publicidade

O time da casa abriu o placar com Pablo Perez, aos 8 do segundo tempo, e, apenas dois minutos depois, sofreu o empate com de Paolo Goltz. Aos 22, Izquierdos colocou o Newell?s à frente novamente, mas Jorge Pereyra deixou tudo igual e ajudou o San Lorenzo. O Papa agradece.

Destaques do NSC Total