nsc

publicidade

Solidariedade

Santa Catarina bate recorde de transplantes de órgãos no mês de setembro

Pela primeira vez, foram realizados mais de 40 transplantes em apenas 30 dias no Estado

04/10/2019 - 19h15 - Atualizada em: 04/10/2019 - 19h48

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Equipe é responsável por fazer a distribuição dos órgãos por todo o Estado
Equipe é responsável por fazer a distribuição dos órgãos por todo o Estado
(Foto: )

O mês de setembro terminou com saldo positivo para a doação de órgãos em Santa Catarina. Pela primeira vez, em 20 anos, o Estado conseguiu realizar 43 transplantes, em apenas 30 dias. Foi o melhor resultado desde que a SC Transplantes foi inaugurada.

Veja mais histórias do projeto A Vida com Vida, da NSC

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, somente neste ano foram feitos 236 transplantes, colocando o Estado com uma média de 74 doações para cada milhão de habitantes. Essa média é a maior do Brasil. Em todo o país, o índice terminou 2018 com 18 transplantes para cada milhão de pessoas.

Desde que a SC Transplantes foi inaugurada, já foram realizados mais de 900 transplantes no Estado. Atualmente, a autarquia conta com uma boa infraestrutura, que inclui um avião para transporte de órgãos e tecidos, além de uma equipe coordenada que tem a participação de outros órgãos, inclusive da segurança pública, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que auxiliam no traslado dos órgãos, quando necessário.

Quatro doações em um dia

Em setembro, o Hospital São José, de Criciúma, no Sul do Estado, conseguiu outro feito inédito na doação de órgãos. Pela primeira vez em Santa Catarina, foi realizada a captação em quatro pacientes que tiveram a morte encefálica confirmada, em menos de 24 horas. O procedimento foi realizado com a ajuda de equipes de médicos de Blumenau e Florianópolis.

Os órgãos dessas pessoas ajudaram outros 12 pacientes, que estavam na fila aguardando por rins, fígados e córneas. O processo de distribuição foi coordenado pela SC Transplantes. Por força de lei, as identidades deles não foram divulgadas.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade