nsc
dc

Novos destinos

Santa Catarina passa a contar com 13 regiões turísticas oficiais 

Vale dos Imigrantes e Caminhos do Contestado são as novidades do Mapa do Turismo

27/08/2019 - 15h37 - Atualizada em: 27/08/2019 - 16h10

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Desfile da Tirolerfest, evento tradicional realizado em Treze Tílias, no Oeste de SC
(Foto: )

Santa Catarina passou a contar com 13 regiões turísticas reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur). A novidade foi oficializada com a publicação do Mapa do Turismo Brasileiro 2019 nesta segunda-feira (26), que confirmou a criação do Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste do Estado. O Mapa é atualizado bienalmente. Na última edição, eram 12 regiões turísticas em Santa Catarina.

A mudança ocorreu a partir do desmembramento da antiga região do Vale do Contestado, que se transformou em duas regiões turísticas: o Vale dos Imigrantes, reunindo 25 municípios do Meio-Oeste catarinense, e o Caminhos do Contestado, que reúne quatro municípios que têm sua história ligada à Guerra do Contestado: Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União.

Com a atualização, porém, o número de municípios catarinenses no MTur diminuiu. Passou de 251, em 2017, na última edição do Mapa, para 177. Desse total, 170 foram mantidos, sete foram incluídos. Outros 81 foram excluídos, entre eles Águas Mornas, Biguaçu, Criciúma, Imaruí, Nova Veneza e São José.

A exclusão de 81 cidades ocorreu por conta de novos critérios adotados para participar da plataforma, como possuir orçamento próprio destinado ao turismo e, no mínimo, um prestador de serviços turísticos registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Outros critérios para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro são a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo funcionando e um órgão de turismo em atividade.

A interlocução do processo de atualização do Mapa do Turismo em Santa Catarina é de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), por meio da Gerência de Políticas Públicas (Gepot). Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios construídos pelo MTur.

O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas.

Aumento de cidades da categoria A e B

Entre os benefícios do Mapa do Turismo Brasileiro está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. A categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.

Santa Catarina teve aumento no número de municípios que integram as categorias A e B. Agora, fazem parte da categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem: Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Itapema e Joinville. Já a categoria B ampliou o conjunto de municípios de 13 para 18. As categorias C, D e E registraram redução.

Entre as principais razões para a alteração no número de municípios está a inclusão de um critério econômico nas variáveis utilizadas pelo MTur para a definição das categorias.

A partir de 2019, além da quantidade de estabelecimentos de hospedagem e de empregos nesse setor, da quantidade estimada de visitantes domésticos e internacionais, foi incluída a arrecadação de impostos federais dos meios de hospedagem.

A classificação subsidia a priorização de investimentos por programas do MTur, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

torres igreja
As Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro, em Itá, no Oeste catarinense
(Foto: )

Consulta à plataforma

O novo mapa está disponível para consulta no site do Mapa do Turismo e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte dos 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. A versão 2019 do Mapa foi atualizada pela portaria nº 271/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26).

Conheça as regiões turísticas de SC:

- Caminho dos Canyons

- Caminho dos Príncipes

- Caminhos da Fronteira

- Caminhos do Alto Vale

- Caminhos do Contestado

- Costa Verde & Mar

- Encantos do Sul

- Grande Florianópolis

- Grande Oeste

- Serra Catarinense

- Vale das Águas

- Vale dos Imigrantes

- Vale Europeu

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas