Santa Catarina tem registrado ao menos um caso de feminicídio por semana em 2019. É o que aponta o último boletim semanal divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria do Estado da Segurança Pública. Já são nove assassinatos de mulheres desde janeiro.

Continua depois da publicidade

O dado representa mais do que o dobro de ocorrências no mesmo período do ano passado, que teve quatro casos até a primeira quinzena de fevereiro. Feminicídio é a definição usada para os assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero. Ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher.

Um dos últimos registros no Estado ocorreu em Blumenau, na última quarta-feira. Uma mulher de 33 anos morreu após ser atropelada. Porém, a polícia encontrou indícios de que não foi uma ocorrência de trânsito comum.

Na sexta-feira, um homem de 40 anos foi preso ao se apresentar à Polícia Civil. Segundo a polícia, ele afirmou que ocorreu um acidente após uma discussão com a mulher, mas não soube esclarecer a dinâmica do atropelamento, além de ter fugido sem prestar socorro a vítima.

A polícia também busca esclarecer as circunstâncias da morte de uma mulher de 32 anos em Içara, no sul do Estado. Ela foi encontrada sem vida na última quarta-feira, dentro de casa. As informações iniciais do Instituto Geral de Perícias apontam que a mulher apresentava sinais de violência pelo corpo.

Continua depois da publicidade

A delegada coordenadora das DPs especializadas no Estado, Patrícia Zimmerman, destaca que as notificações por casos de violência doméstica têm sido mais comuns nos últimos anos, o que também tem reflexo nas estatísticas de mortes.

— A gente tem alertado muito ao cuidado, principalmente, em relação aos indicativos de agressividade do autor. O cuidado de não facilitar o contato com ele — diz a delegada.

A identificação da autoria nos feminicídios, segundo Patrícia, tem sido de 100%. Em relação aos nove registros de 2019, seis suspeitos foram presos e outros dois cometeram suicídio. Um dos casos ainda está sob investigação.

— A cada morte de mulher, há uma investigação muito precisa em cima. Para ver se há a qualificadora do feminicídio ou não e também porque não se tolera essa forma de violência — reforça.

Continua depois da publicidade

Feminicídios por período em 2019

1 a 7 de janeiro: 0

8 a 14 de janeiro: 1

15 a 21 de janeiro: 3

22 a 28 de janeiro: 1

29 de jan a 4 de fev: 1

5 a 11 de fevereiro: 1

12 a 18 de fevereiro: 2

Fonte: SSP/SC