nsc
dc

Reforço

Santa Catarina vai receber 17 respiradores para tratamento do coronavírus na próxima semana

Aparelhos são usados para tratamento de pacientes com o sintoma mais severo da Covid-19

25/04/2020 - 18h41

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
respiradores em SC
Aparelhos enviados pelo Ministério da Saúde foram produzidos no Brasil
(Foto: )

Devem chegar a Santa Catarina na próxima semana os 17 ventiladores mecânicos cedidos pelo Ministério da Saúde ao Estado para tratamento de pacientes graves do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro de Saúde Nelson Teich, neste sábado (25), em suas redes sociais.

Responsável pela pasta, o ministro divulgou que o governo federal distribuirá 272 respiradores produzidos pela indústria nacional aos estados brasileiros. Segundo ele, parte dos equipamentos já foi enviada a nove estados para o atendimento de pacientes graves com o novo coronavírus e outra remessa dos aparelhos será entregue na próxima semana, o que inclui Santa Catarina.

Utilizados como único recurso para manter vivos os pacientes graves com Covid-19 que precisam de ajuda para respirar, os ventiladores mecânicos devem ser instalados em leitos da rede pública de saúde. O governo de SC, no entanto, ainda não informou para quais estabelecimentos serão endereçados os equipamentos.

> ​Em site especial, veja tudo sobre o novo coronavírus

Segundo Teich, nesta semana, Amazonas receberá 20 respiradores (ao todo serão 55). O Paraná receberá 5 (ao todo terá recebido 20). Além de Santa Catarina, também foram contemplados o Amapá (25), Ceará (45), Espírito Santo (10), Pará (20), Piauí (20), Rio de Janeiro e (40).

Colunistas