nsc
dc

Auxílio

“Saque calamidade” é liberado para moradores de Lages após chuvas; saiba quem tem direito

Município da Serra sofreu com deslizamentos e alagamentos em maio deste ano

07/07/2022 - 08h11 - Atualizada em: 07/07/2022 - 08h25

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Lages sofreu com deslizamentos em maio deste ano
Lages sofreu com deslizamentos em maio deste ano
(Foto: )

Dois meses após o município de Lages ser atingido por fortes chuvas, a Caixa disponibilizou acesso ao “saque calamidade”. Moradores que tiveram prejuízos na época podem solicitar a retirada de até R$ 6 mil do FGTS a partir desta quinta-feira (7) (veja abaixo o passo a passo).

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Nos quatro primeiros dias de maio deste ano o município da Serra sofreu com alagamentos e deslizamentos de terras. Destelhamentos também foram registrados após a passagem de ventos de 80 km/h. A prefeitura decretou situação de emergência, primeiro passo para que os moradores pudessem solicitar o dinheiro.

Os afetados podem buscar os valores até o dia 8 de setembro. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS, selecionando a opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Como fazer a solicitação?

  • Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
  • O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com a Caixa pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Leia também 

Ciclone em SC: eventos extremos devem ser mais comuns e intensos, dizem especialistas

Entenda o que é ciclone bomba, fenômeno que atingiu Santa Catarina

“Não sei nem como recomeçar”, diz morador que teve casa atingida em Governador Celso Ramos

Colunistas