nsc
dc

Resumo do dia

SC em 5 minutos: bolão de SC vence a Mega e UFSC tem recursos bloqueados

Leia as principais notícias desta quarta-feira (1º) e ouça também o podcast

01/06/2022 - 19h54

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Hillebrandt

No resumo de notícias desta quarta-feira (1º), você conhece a loteria de Blumenau na qual foi feita a aposta vencedora do último sorteio da Mega-Sena. Aqui você também lê sobre a lotação de emergências no Estado e a morte de um motorista que sofreu três acidentes consecutivos.

Receba notícias do DC no Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.​ Confira os destaques:

  • ​Moradores de Florianópolis enfrentam problemas com transporte coletivo
  • SC bate recorde entre Estados e recebe 1,7 milhão de declarações de IR
  • Bloqueio milionário no MEC ameaça funcionamento da UFSC
  • Florianópolis entra no nível vermelho para coronavírus no mapa de risco
  • Nova CNH começa a ser emitida em SC nesta quarta; veja o que muda
  • Arranha-céu de Balneário Camboriú entra na lista dos maiores prédios do mundo
  • Qual o segredo da lotérica que virou fábrica de fazer milionários em Blumenau

Ouça o podcast

Emergências de SC seguem com sobrecarga

O aumento dos casos de doenças respiratórias em Santa Catarina tem sobrecarregado as unidades de saúde. Pacientes têm esperado horas por atendimento, enquanto hospitais encaram UTIs lotadas e filas de espera por uma vaga.

Acompanhe situação

SC bate recorde entre Estados nas declarações de IR

Santa Catarina registrou o maior aumento do país no número de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) entregues até essa terça-feira (31), prazo final da Receita Federal. O Estado recebeu 1,7 milhão de declarações, um número 12% maior do que o registrado ao fim do período do ano passado. A média nacional foi de 6% de crescimento. 

Veja dados

Bloqueio no MEC ameaça funcionamento da UFSC

O bloqueio de 14,5% do orçamento do Ministério da Educação resultou num corte de R$ 25,5 milhões na verba de custeio da UFSC. O recurso é direcionado para pagamento de contas como água, luz e segurança - e o corte ameaça o funcionamento da universidade.

Entenda

Florianópolis entra no nível vermelho para coronavírus

A alta de casos de coronavírus em Florianópolis volta a preocupar. Conforme o último mapa de risco divulgado pelo governo do Estado, a Capital catarinense entrou no nível vermelho. É a primeira vez que isto acontece desde que a secretaria de Saúde dividiu as classificações, antes feitas por região.

Leia mais

Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida em Santa Catarina nesta quarta-feira (1º). A mudança, segundo o Detran SC, busca alinhar o documento brasileiro com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. Os motoristas não precisam fazer a troca imediata para o novo padrão.

Veja o que muda

Arranha-céu de BC entra na lista dos maiores do mundo

O projeto do edifício Triumph Tower, que será erguido na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, colocará a cidade no ranking dos 10 arranha-céus mais altos do mundo. Com previsão de alcançar 509 metros de altura, o edifício deve desbancar o Taipei 101, uma torre de 508 metros e 101 andares construída em Taiwan, que hoje ocupa a 10ª colocação.

Veja comparação

Boa notícia do dia

O assunto em Blumenau na manhã desta quarta-feira (1º) é um só: os vencedores de uma aposta milionária da Mega-Sena. O jogo premiado saiu de uma lotérica no bairro da Velha conhecida por ser "pé quente". Os números explicam bem o motivo do apelido. Nos últimos três anos e meio, foram R$ 183,7 milhões em prêmios e 92 sortudos feitos ali.

Qual o segredo da lotérica que virou fábrica de fazer milionários em Blumenau

Roberto Leitzke, dono da lotérica onde a aposta ganhadora desta terça-feira foi feita
Roberto Leitzke, dono da lotérica onde a aposta ganhadora desta terça-feira foi feita
(Foto: )

Vídeo do dia 

Um motorista de 63 anos morreu após ser vítima de três acidentes consecutivos na SC-114, em Taió, no Alto Vale do Itajaí. Ele desceu do carro para analisar os estragos de uma colisão e acabou atropelado duas vezes.

Leia mais

Leia também

UFSC procura pacientes que tiveram Covid-19 para projeto de reabilitação

Maioria das crianças que aguardam leitos de UTI em SC está com doenças respiratórias

Florianópolis começa a vacinar adolescentes com dose de reforço contra Covid

Colunistas