nsc
dc

Resumo do dia

SC em 5 minutos: emergência na saúde e vencedores da Mega-Sena já tinham ganhado bolada

Leia as principais notícias desta quinta-feira (2) e ouça também o podcast

02/06/2022 - 20h10

Compartilhe

Por Redação NSC

No resumo de notícias desta quinta-feira (2), a decisão do governo de Santa Catarina de decretar situação de emergência por causa da pressão no sistema de saúde. Ainda sobre o assunto, o Estado rebateu a informação trazida pela colunista Dagmara Spautz e negou novas medidas restritivas. Em Blumenau, os vencedores da Mega-Sena já tinham ganhado uma bolada na loteria neste ano.

Receba notícias do DC no Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.​ Confira os destaques:

  • SC vai decretar situação de emergência por superlotação de hospitais e crise na saúde
  • Casos de Covid disparam em SC e especialistas alertam: "Máscaras devem ser obrigatórias"
  • Governo do Estado diz que SC não terá medidas restritivas
  • Vencedores da Mega-Sena em Blumenau já tinham ganhado milhões na loteria em janeiro
  • Comércio de Blumenau reage à ideia de fechar aos domingos: "Absurdo, maluquice, lamentável"
  • Por que a denúncia do MPF sobre obras do Mathias se limitou até 2012
  • Jesse e Shurastey são homenageados por artista em Portugal; vídeo

Ouça o podcast

SC vai decretar situação de emergência por superlotação de hospitais

O Estado de SC já decidiu que vai decretar situação de emergência pela pressão no sistema de Saúde. O documento será publicado nesta quinta (2), ou no máximo até sexta, no Diário Oficial. A sugestão da área técnica da Secretaria é para que a “emergência” seja assinada por até 90 dias, e que neste período o Estado reavalie a situação.

Entenda

Governo do Estado diz que SC não terá medidas restritivas

O governo do Estado rebateu a informação publicada pela coluna, de que a elevação no número de casos de síndrome respiratória pode levar a SC a medidas mais restritivas se não houver controle nem avanço da vacinação. A informação oficial é de que o Estado investirá na regionalização das medidas sanitárias - isso significa que os municípios terão autonomia para definir sobre regramentos.

Leia mais

Especialistas alertam: "Máscaras devem ser obrigatórias"

Santa Catarina tem vivido um momento crítico nas últimas semanas, principalmente com a lotação dos hospitais. O principal motivo é a procura por atendimento devido a doenças respiratórias, como a Covid-19 e a Influenza. Por conta disso, um acessório que foi comum no dia a dia dos catarinenses por dois anos voltou a ser discutido: as máscaras.

Confira

Vencedores da Mega já tinham ganhado bolada neste ano

Você acredita em sorte? Pois bem, só ela explica o que aconteceu com um grupo de pessoas de Blumenau. Segundo o dono da lotérica da Velha, de onde saiu um prêmio milionário nesta semana, cerca de 10 apostadores que ganharam na Mega-Sena agora são os mesmo que embolsaram uma bolada na loteria em janeiro.

Conheça essa história

Comércio de Blumenau reage à ideia de fechar aos domingos

Comércio, turismo e empresas em geral reagiram com força ao projeto de lei na Câmara de Blumenau, revelado pela coluna, que quer proibir a abertura do comércio aos domingos. Manifestações indignadas, nesta quinta-feira (2), trataram o assunto como um despropósito. “Absurdo", "maluquice", "lamentável" e "balde de água fria” foram alguns dos termos usados para classificar a ideia do verador Jovino Cardoso (Solidariedade).

Entenda

Por que a denúncia do MPF sobre obras do Mathias se limitou até 2012

A denúncia restrita ao período entre 2010 e 2012 faz parte da estratégia do Ministério Público Federal de dividir em etapas as medidas judiciais em relação às obras de drenagem do rio Mathias. A denúncia apresentada nesta semana se limitou no período de assinatura do convênio e elaboração dos projetos da obra, durante o governo Carlito Merss. Mas a investigação se estende também ao período de execução das obras, já no governo Udo Döhler (2013-2020). Novas medidas judiciais deverão ser apresentadas.

Entenda

Vídeo do dia

O artista português Vitor Raposo, que é famoso por desenhar mandalas nas areias do Algarve, em Portugal, fez uma homenagem ao catarinense Jesse Koz e seu inseparável amigo Shurastey, que foram vítimas de um acidente fatal no Oregon, nos Estados Unidos, no fim de maio. Além das imagens de Jesse e Shurastey, Vitor desenhou Dodongo, o Fusca que levou a dupla por uma aventura pelas Américas.

Jesse e Shurastey

Jesse e Shurastey
Jesse e Shurastey
(Foto: )

Leia também

Avô é preso suspeito de estuprar a neta de 12 anos e forjar a própria morte em Joinville

Kassio suspende cassação de bolsonarista pelo TSE usada de exemplo contra fake news

Seleção Brasileira: o que aproveitar de amistoso com goleada?

Mulher perde parte do intestino após médico esquecer gaze dentro dela em cirurgia em SC

O marqueteiro de Moisés para as Eleições 2022

Florianópolis amplia vacinação contra gripe para público em geral na próxima segunda-feira

Colunistas