Santa Catarina tem duas das 10 regiões com maior incidência do novo coronavírus no Brasil. Os dados levam em conta o número de casos confirmados por 1 milhão de habitantes. A lista considera não apenas uma cidade, mas regiões com mais municípios envolvidos e foi divulgada pelo Ministério da Saúde na entrevista coletiva desta terça-feira (14).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
A região de Laguna, no Litoral Sul, já aparecia nesta lista na semana passada e nesta terça era a sétima região de saúde do país com maior incidência da Covid-19, com 260,3 casos por 1 milhão de habitantes.
A novidade desta terça-feira foi a região da Foz do Rio Itajaí, que apareceu em 10º lugar, com 223,6 casos confirmados por 1 milhão de habitantes.
A região da Foz do Rio Itajaí envolve 11 cidades no Litoral Norte de SC: Luiz Alves, Ilhota, Penha, Piçarras, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
Continua depois da publicidade
A lista é liderada pela região de Fortaleza, no Ceará, que tem 608,2 casos por 1 milhão de habitantes. Além de Santa Catarina, apenas o Amazonas possui mais de uma região na lista entre as 10 áreas de maior incidência do novo coronavírus.
Nessa divisão o Ministério da Saúde considera a incidência da doença em regiões específicas. A intenção é monitorar onde especificamente pode haver maior crescimento dos casos e, nessas situações, poder direcionar investimentos e equipamentos para esses locais.
> Distanciamento social intermitente pode ser necessário até 2022, diz estudo na Science
Na análise geral dos Estados, Santa Catarina aparece em 10º lugar entre as unidades da federação com mais casos da doença, proporcionalmente à população. SC tem 114 casos por 1 milhão de habitante, levemente abaixo da média nacional, que é de 119 pelo mesmo grupo populacional. Com isso, o Estado é classificado como nível de alerta. Na semana passada, por estar acima da incidência nacional, SC chegou a estar na faixa de atenção.
Continua depois da publicidade
> Farmácias não podem vender ou aplicar testes de coronavírus em Santa Catarina
Entre as capitais, Florianópolis tem a sexta maior incidência no país
Quando analisados somente as capitais dos Estados, Florianópolis é a sexta do país com maior incidência do novo coronavírus até esta terça-feira (14). São 397 casos por 1 milhão de habitantes.
Por ter incidência mais que 50% acima da média nacional, Florianópolis figura em nível de emergência, o mais alto das três classificações feitas pelo Ministério da Saúde. O mesmo ocorre com outras 11 capitais de Estados no país.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina