Pelo menos 30 cidades de Santa Catarina tiveram o abastecimento de água prejudicado pelas chuvas nesta quinta (16) e sexta-feira (17). Estes são apenas os municípios onde a Casan opera o sistema. A orientação da companhia é economizar no uso da água ainda presente nos reservatórios domiciliares, com prioridade para alimentação e higiene. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Equipes da Casan monitoram as cidades afetadas. A maior parte do problema é a turbidez na água, que dificulta o abastecimento. A falta de energia elétrica em algumas localidades também dificulta o serviço.

Oeste

Na região Oeste, os problemas registrados foram em relação ao alto nível dos mananciais e turbidez da água, além de instalações e equipamentos danificados. 

Chuva em SC pode gerar “prejuízo incalculável”, afirma Jorginho Mello

Continua depois da publicidade

Água Doce, Águas de Chapecó, Arroio Trinta, Concórdia, Descanso/Belmonte, Guaraciaba, Ipira-Piratuba, Rio das Antas, Riqueza, São Carlos, São Miguel do Oeste, Seara e Treze Tílias são as cidades que exigem maior atenção e mobilização das equipes.

Vale do Itajaí

Segundo a Casan, no Vale do Itajaí uma das cidades mais afetadas foi Trombudo Central, que teve o abastecimento comprometido devido à quantidade de materiais no manancial, impedindo a captação. Em Petrolândia, a chuva causou danos na Estação de Tratamento de Água, comprometendo o abastecimento. Em Ituporanga, uma queda de energia dificultou o fornecimento de água. Já em Botuverá, o problema foi no bombeamento, paralisado para algumas ruas do Centro.

O Sistema Integrado de Rio do Sul, que abrange as cidades de Aurora, Agronômica, Laurentino, Lontras e Rio do Sul foi afetado e o abastecimento nestas cidades foi prejudicado.

Planalto Serrano

Os municípios de São José do Cerrito, Curitibanos, Ponte Alta do Norte e Urubici, na Serra, tiveram também o abastecimento prejudicado. Em Curitibanos, um extravasamento no rio Marombas alagou a área de captação de água da Casan na região da Lagoinha. Em São José do Cerrito, o problema foi a alta turbidez dos rios. Já em Ponte Alta do Norte, houve queda de energia.

Continua depois da publicidade

Imagem impressionante mostra momento em que raio atinge prédio em SC

Norte

Araquari, no Norte, teve o abastecimento prejudicado nos bairros Itinga, Porto Grande e Ponto Alto. Devido à elevação do nível do rio, a captação foi interrompida, assim como a operação da Estação de Tratamento das Carpas, que atende essas localidades.

Grande Florianópolis

Major Gercino, na Grande Florianópolis, também teve o sistema de abastecimento prejudicado em função da alta turbidez do Rio Água Fria. Em Alfredo Wagner, a falta de energia compromete o abastecimento, além de problemas na captação.

Em Águas Mornas, o abastecimento foi prejudicado nos bairros Centro e Fazenda do Sacramento. Em Santo Amaro da Imperatriz, os bairros Santo Amaro, Caldas, Poço Fundo e Sant’ana foram afetados.

Leia também

FOTOS: Deslizamento na SC-350 deixa micro-ônibus soterrado em SC

Professora e doceira mortas em enxurrada no Alto Vale eram amigas e moravam em Taió

Comporta da barragem de José Boiteux é novamente fechada pela Defesa Civil