nsc
dc

Previsão do tempo

SC tem novo alerta para temporais, alagamentos e queda de granizo nesta quinta

Chuva que persiste no Estado já deixou ruas alagadas e causou deslizamentos nesta quarta-feira (29)

30/12/2021 - 06h00

Compartilhe

Luana
Por Luana Amorim
Sol só deve voltar a aparecer no Estado na sexta-feira (31)
Sol só deve voltar a aparecer no Estado na sexta-feira (31)
(Foto: )

Depois de registrar alagamentos e deslizamentos, Santa Catarina tem um novo alerta para a chance de temporais com queda de granizo nesta quinta-feira (30). Segundo a Defesa Civil, em ao menos nove regiões, o risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O motivo para o tempo instável é a mesma combinação dos últimos dias: forte calor e a presença de um sistema de baixa pressão, de acordo com o órgão estadual. O alerta é válido até a meia-noite desta quinta.

> Homem anda de caiaque em rua alagada de Laguna e brinca: "Chamaram o Uber?"

A Defesa Civil diz, ainda, que em algumas regiões, a circulação marítima favorece a ocorrência de chuva em forma de pancadas e de maneira mais persistente ao longo do dia.

No Planalto Norte, Litoral Norte, Médio, Baixo e Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul, e em partes de Meio-Oeste, Oeste e Litoral Sul, o risco é moderado para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. 

Porém, a Defesa Civil orienta que do Extremo Oeste ao Litoral Sul também há chances de ocorrências associadas a temporais, como raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo. 

Mapa mostra as regiões com risco para temporais nesta quinta
Mapa mostra as regiões com risco para temporais nesta quinta
(Foto: )

> Sol, calor e chuvas de verão: 2021 se despede com temporais isolados em SC

Janeiro será de sol em SC 

De acordo com a Epagri/Ciram, o tempo continuará instável em Santa Catarina na sexta-feira (31). Quem for curtir a virada do ano na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí encontrará o céu nublado com chuva ocasional. 

Já no Oeste, o tempo será ensolarado. Nas demais regiões, segundo a Epagri/Ciram, o dia será de sol com pancadas de chuva de verão.

Porém, o cenário muda no sábado. O primeiro dia de 2022 será de tempo firme e ensolarado em todo o Estado, conforme a previsão da Epagri/Ciram. A chuva deve voltar no domingo (2), com risco de temporais localizados com granizo. 

> ​Última semana de 2021 tem calor perto de 40°C em parte de SC

SC registra alagamentos e deslizamentos no Litoral 

A chuva que persiste nos últimos dias trouxe alagamentos e deslizamentos no Litoral do Estado nesta quarta-feira (29). Em Florianópolis, um buraco surgiu em uma das ruas do bairro Jurerê. A ocorrência também afetou o abastecimento de água na região.

Já no bairro Ratones, dois deslizamentos de terra foram registrados na Servidão Pedreira Joaquim. Agentes do órgão municipal fizeram a avaliação no local e identificaram a possibilidade de novos deslizamentos, o que causaria risco de instabilidade na via pública. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

Em Laguna, no Sul do Estado, segundo a prefeitura, em 30 minutos, choveu um acumulado de 25 mm, o suficiente para alagar várias ruas do município. Três bairros foram mais afetados: Portinho, Centro e Magalhães.

A água também invadiu a casa de alguns moradores. Equipes trabalharam durante toda o dia para contabilizar os estragos na região.

Um dos moradores da cidade chegou a andar de caiaque pelas ruas do municípios, após a água invadir a via. A cena inusitada foi compartilhada nas redes sociais de uma panificadora local. 

Leia também: 

Passeio de Bolsonaro com Michelle e filha tem aglomeração em praia de SC; vídeo

Confira a programação do Réveillon nas praias da região de Joinville

Rodovias de SC registram 'invasão' de turistas na reta final de 2021

Colunistas