nsc

publicidade

Dezembro Laranja

SC terá exames gratuitos para detecção de câncer de pele neste sábado

Dermatologistas voluntários farão atendimento; interessados precisam procurar um posto de atendimento entre 9h e 15h

28/11/2018 - 13h08

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Santa Catarina é um dos Estados com maior número de casos de câncer de pele do país. para tentar reduzir o número de casos da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

A iniciativa visa a alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema Se exponha mas não se queime. A primeira ação da campanha #DezembroLaranja ocorre no dia 1º de dezembro, quando cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários irão atender e esclarecer a população sobre a importância de adotar medidas preventivas.

As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos Estados. Desde 1999, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

Para participar da ação, as pessoas precisam procurar um posto de atendimento entre 9h e 15h e aguardar o atendimento. Durante o exame preventivo gratuito, o dermatologista examinará o paciente para verificar se ele tem câncer da pele ou se possui fatores de riscos.

Em Santa Catarina, os atendimentos serão nos seguintes locais:

Ambulatório Médico de Especialidades- Curso de Medicina do Sul de Santa Catarina, em Tubarão AMU - Ambulatório Multidisciplinar Universitário , em Joaçaba Centro de Saúde do Município de Brusque/Andar Térreo CRESM - Centro Regional Especialidades Médicas Municipal de Chapecó Policlínica de Concórdia Policlínica Municipal de Palhoça, na Unisul

Confira os locais de atendimento aqui

Como evitar o câncer de pele

As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Leia também:

Proporcionalmente, SC tem maior índice de câncer de pele do Brasil

Uma em cada três cidades de SC tem o câncer como a principal causa de mortes

Deixe seu comentário:

publicidade