nsc

publicidade

Floripa Te Quero Bem

Secretaria de Florianópolis constrói um centro de saúde e reforma outros cinco

Meta é erguer mais sete e entregar novos 15 pontos ampliados até dezembro de 2016

14/10/2014 - 05h04 - Atualizada em: 14/10/2014 - 06h54

Compartilhe

Por Redação NSC
Centro de Saúde do Córrego Grande é um dos que cinco que estão em reforma e deve ser entregue até o final do ano
Centro de Saúde do Córrego Grande é um dos que cinco que estão em reforma e deve ser entregue até o final do ano
(Foto: )

Com um investimento de cerca de R$ 5 milhões em recursos federais, a prefeitura de Florianópolis faz balanço das metas para ampliar o serviço de saúde na cidade do movimento Floripa Te Quero Bem. O objetivo era construir oito novos centros de saúde e reformar mais 20. Desde dezembro de 2012, um centro foi construído e outros cinco reformados. O prazo para entrega das obras é dezembro de 2016.

::: Leia mais notícias sobre Saúde

A reforma do centro de Ponta das Canas foi entregue no começo de outubro. Além dele, foram reformadas unidades de Cachoeira do Bom Jesus, Lagoa da Conceição, Sapé e Balneário. No momento, há oito centros em reforma, além de uma ampliação. A previsão é que fiquem prontos de dezembro a fevereiro de 2015.

A primeira nova unidade construída - CS Novo Continente - fica no Morro da Caixa e foi inaugurada em março. O novo prédio substituiu uma antiga unidade, menor e com problemas de acessibilidade. No início do ano iniciaram-se as obras de construção do centro de Vargem Grande e do Jardim Atlântico e, no último mês, do Pantanal e Campeche.

Essas duas obras serão as maiores devido ao crescimento das regiões. A Secretaria da Saúde do município avaliou que em cerca de dois anos as unidades precisarão de quatro equipes de Saúde da Família, duas a mais do que o quadro atual. O projeto foi pensado em função dessa demanda. As demais obras dependem de recursos do Ministério da Saúde, que serão solicitados em 2015 e devem ser liberados gradativamente.

Secretário afirma que metas serão cumpridas

O secretário municipal de saúde, Carlos Daniel Moutinho Jr., acredita que até 2016 as obras serão finalizadas.

- Trabalho na secretaria há 10 anos. Dentro dessa meta, tenho uma certa tranquilidade de que a gente vai cumprir e conseguirá até bater - diz.

Ele prevê que, se o cadastro de projetos abrir entre março e abril, o resultado da aprovação de recursos sai em julho e até o fim de 2015 começam as obras. Caso contrário, haverá atraso no cumprimento da meta. Segundo o secretário, as reformas são feitas em torno de três a quatro meses e as construções de cinco a oito.

A Secretaria deve solicitar recursos para a construção de cinco novos centros de saúde, que já têm projeto arquitetônico pronto. Pedirá, também, a reforma das unidades que não são renovadas há mais de três anos. Entre elas estão os centros de saúde da Tapera, Trindade, Centro, Vila Aparecida, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ingleses e Santinho.

Confira o balanço das obras

Construídos

Novo Continente (Morro da Caixa)

Em construção

Jardim Atlântico

Vargem Grande

Pantanal

Campeche

Serão construídos

Alto Ribeirão da Ilha

Ingleses - Sítio do Campivari

Jurerê

Alto da Caieira

Vargem do Bom Jesus

Reformados

Cachoeira do Bom Jesus

Ponta das Canas

Lagoa da Conceição

Sapé

Balneário

Em reforma

Caieira da Barra do Sul

Ribeirão da Ilha

Córrego Grande

Saco Grande

Prainha

Mont Serrat

Capoeiras

Ratones

A reformar

Abraão

Canto da Lagoa

Rio Vermelho

Deixe seu comentário:

publicidade