nsc
an

Segurança

Secretário de Justiça diz que unidades de SC estão em alerta após tentativa de invasão à penitenciária

Unidade de Joinville sofreu ataque durante a madrugada desta segunda-feira

13/08/2018 - 08h04

Compartilhe

Por Redação NSC
Órgãos de segurança estão no local para investigar o que aconteceu
Órgãos de segurança estão no local para investigar o que aconteceu
(Foto: )

O secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima, afirmou que todas as unidades do Estado já estão em alerta após a tentativa de invasão na Penitenciária Industrial de Joinville. Durante a madrugada, um grupo armado tentou invadir a unidade e um homem foi morto após troca de tiros. A declaração foi durante entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis.

Segundo o secretário, todas as unidades devem estar o tempo inteiro de prontidão para situação como essa, mas uma ação com um impacto significativo como a ocorrida em Joinville faz com que se tenha atenção redobrada. No entanto, reforçou que todas as unidades estão com funcionamento normal.

Explosivo foi deflagrado e atingiu parte do muro da unidade
Explosivo foi deflagrado e atingiu parte do muro da unidade
(Foto: )

Tentativa de invasão ou resgate?

Leandro Lima também disse que a ação registrada na Penitenciária ainda não pode ser considerada uma tentativa de resgate. No entanto, a Polícia Militar trabalha com a suspeita inicial de que eles iriam resgatar um detento. A suspeita foi confirmada também pelo juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais de Joinville.

— O que sabemos é que houve uma tentativa de invasão. Por enquanto, não é uma tentativa de resgate. Nossas equipes estão apurado o que aconteceu — disse o secretário, em entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis.

Bope também está presente na penitenciária
Bope também está presente na penitenciária
(Foto: )

Relação com queda do helicóptero

O secretário ainda afirmou que é cedo para negar ou afirmar se há relação da tentativa de invasão desta segunda-feira com a tentativa de resgate de um preso que resultou na queda de um helicóptero em março deste ano. Naquela ocasião, um grupo planejou retirar o preso Paulo Henrique Artmann dos Santos, conhecido como Calango, da Penitenciária Industrial.

— É necessário um pouco mais de tempo para que a investigação avance e se possa chegar a uma conclusão mais determinante — concluiu.

Leia mais:

Grupo armado tenta invadir Penitenciária de Joinville

Artefatos com pregos foram colocados no trajeto da polícia
Artefatos com pregos foram colocados no trajeto da polícia
(Foto: )

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas