Eleições 2020
Confira o horário, o que levar no dia da votação, as regras sanitárias e como justificar o voto
Neste domingo (29), 57 municípios com mais de 200 mil eleitores vão escolher seus prefeitos em segundo turno, nas Eleições 2020. Em Santa Catarina, a votação acontece nas cidades de Blumenau e Joinville. Confira o horário, o que levar no dia da votação, as regras sanitárias e como justificar o voto.
A votação vai acontecer das 7h às 17h, sendo ampliada em 1h. O TSE recomenda que o horário das 7h às 10h seja destinado às pessoas com mais de 60 anos, que são o grupo de maior risco para Covid-19. No entanto, os demais eleitores não estão proibidos de votar nesse horário.
> Segundo turno: o que pode e o que não pode no dia da votação
Para votar, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. Também é recomendado levar a sua própria caneta e os números da seção e zona eleitoral, que estão no título de eleitor, anotados. Lembrando que não é necessário apresentar o título de eleitor para votar.
Carteira de identidade;Passaporte;Carteira de categoria profissional reconhecida por leiCertificado de reservista;Carteira de trabalho;Carteira nacional de habilitaçãoe-Título (aplicativo que substitui a versão física do título de eleitor).
> Segundo turno: tudo sobre a disputa em Blumenau e Joinville nas Eleições 2020
Em função da pandemia do novo coronavírus, o TSE determinou regras sanitárias que devem ser seguidas no dia da votação. Os eleitores só poderão entrar nas zonas eleitorais se estiverem usando máscaras e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Além disso, é importante manter o distanciamento físico de um metro e apenas mostrar o documento com foto ao mesário.
Quem deixou de votar no primeiro turno não está impedido de votar neste domingo, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno uma votação independente.
Caso também não possa comparecer às urnas no segundo turno, é possível justificar a falta no dia da votação, pelo aplicativo e-Título. Para evitar falhas como as que ocorreram no primeiro turno, o aplicativo só poderá ser baixado até as 23h59 deste sábado. Quem não conseguir usar a ferramenta no domingo, tem até 60 dias para justificar no site do TSE ou ainda em um cartório eleitoral.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: