nsc
dc

Eleições 2020

Segundo turno: como funciona e o que levar no dia da votação

Confira o horário, o que levar no dia da votação, as regras sanitárias e como justificar o voto

28/11/2020 - 06h00

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Eleitores de Blumenau e Joinville irão às urnas no segundo turno
Eleitores de Blumenau e Joinville irão às urnas no segundo turno
(Foto: )

Neste domingo (29), 57 municípios com mais de 200 mil eleitores vão escolher seus prefeitos em segundo turno, nas Eleições 2020. Em Santa Catarina, a votação acontece nas cidades de Blumenau e Joinville. Confira o horário, o que levar no dia da votação, as regras sanitárias e como justificar o voto. 

Horário de votação 

A votação vai acontecer das 7h às 17h, sendo ampliada em 1h. O TSE recomenda que o horário das 7h às 10h seja destinado às pessoas com mais de 60 anos, que são o grupo de maior risco para Covid-19. No entanto, os demais eleitores não estão proibidos de votar nesse horário. 

> Segundo turno: o que pode e o que não pode no dia da votação

O que levar para votar

Para votar, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. Também é recomendado levar a sua própria caneta e os números da seção e zona eleitoral, que estão no título de eleitor, anotados. Lembrando que não é necessário apresentar o título de eleitor para votar. 

Documentos aceitos

  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira nacional de habilitação
  • e-Título (aplicativo que substitui a versão física do título de eleitor). 

> Segundo turno: tudo sobre a disputa em Blumenau e Joinville nas Eleições 2020

Medidas contra o coronavírus no segundo turno

Em função da pandemia do novo coronavírus, o TSE determinou regras sanitárias que devem ser seguidas no dia da votação. Os eleitores só poderão entrar nas zonas eleitorais se estiverem usando máscaras e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Além disso, é importante manter o distanciamento físico de um metro e apenas mostrar o documento com foto ao mesário.

Veja todas as recomendações no vídeo

Não votei no primeiro turno. Posso votar?

Quem deixou de votar no primeiro turno não está impedido de votar neste domingo, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno uma votação independente.

Como justificar ausência no segundo turno

Caso também não possa comparecer às urnas no segundo turno, é possível justificar a falta no dia da votação, pelo aplicativo e-Título. Para evitar falhas como as que ocorreram no primeiro turno, o aplicativo só poderá ser baixado até as 23h59 deste sábado. Quem não conseguir usar a ferramenta no domingo, tem até 60 dias para justificar no site do TSE ou ainda em um cartório eleitoral.

Colunistas