nsc

publicidade

Trânsito

Seis perguntas e respostas sobre o simulador veicular

Tire suas dúvidas sobre a resolução do Contran, que entrou em vigor dia 1º de janeiro

09/01/2016 - 14h01

Compartilhe

Por Redação NSC
O nível de dificuldade do aluno aumenta a cada aula, diz Sindemosc
O nível de dificuldade do aluno aumenta a cada aula, diz Sindemosc
(Foto: )

Apesar de Blumenau ainda não ter nenhuma autoescola equipada com o simulador veicular, que se tornou obrigatório no curso de habilitação para carros, muita gente já quer saber: o que muda? Eu preciso fazer? Vai ficar mais caro tirar a CNH?

Para ajudar, a reportagem do Santa consultou duas fontes oficiais e responde a seis perguntas sobre o assunto:

1 - Como funcionam as aulas no simulador veicular?

Ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré são algumas situações que podem ser reproduzidas pelo simulador, que utiliza três telas de televisão para reproduzir a frente e os lados do veículo. O nível de dificuldade aumenta a cada aula. Além dos três pedais, todos os elementos do painel de um carro comum estão presentes no aparelho. As aulas têm acompanhamento de um instrutor habilitado, que deve estar presente o tempo todo. Após as aulas no aparelho o aluno estará apto para o treinamento na estrada.

2 - Comecei o curso ainda em 2015. Preciso fazer aulas no simulador?

Não. A obrigatoriedade do simulador é válida apenas para alunos que iniciaram as aulas teóricas de 2016 em diante.

3 - Não vou tirar a carteira da Categoria B. Preciso fazer aulas no simulador?

Não. Por ora só fazem aulas no simulador os alunos que vão fazer a CNH para a Categoria B (carro). No entanto, o Contran prevê que numa segunda etapa será obrigatório o uso da máquina para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

4 - Vou fazer o curso para a Categoria B, mas já tenho carteira de motorista da Categoria A. Mesmo assim preciso passar pelo simulador?

Sim. Mas diferentemente dos alunos que vão tirar a primeira habilitação e precisam fazer 25 horas de aula prática, você precisa fazer apenas 20 horas (sendo cinco no simulador).

5 - A obrigatoriedade do simulador vai encarecer a CNH?

Não. Como não haverá acréscimo de horas nas aulas práticas _ apenas substituição de cinco horas na estrada por cinco no simulador _, os preços vão continuar iguais.

6 - A autoescola pode começar as aulas práticas sem que o aluno passe pelo simulador?

Não. Caso as aulas práticas sejam feitas sem o simulador, a CNH será considerada irregular.

Fonte: Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Santa Catarina (Sindemosc) e Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC)

Deixe seu comentário:

publicidade