Nesta terça-feira (28), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou um Seminário Eleitoral em Joinville, no auditório da Unisociesc. O objetivo do evento é levar conteúdo qualificado sobre direitos eleitorais a diferentes regiões do estado. Joinville é a sexta cidade a receber o seminário neste ano, em um cronograma que prevê encontros em 15 municípios catarinenses.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Veja fotos do evento:

Conforme André Teixeira Miliolini, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Moralidade Administrativa do MPSC, além de capacitar quem vai exercer alguma função nas eleições, é importante levar o conteúdo apresentado para a comunidade em geral.

— São informações importantes que vão auxiliar no processo eleitoral. Cada vez mais a gente precisa se envolver dentro desse processo. A gente precisa dar a devida importância, se interessar e ouvir os candidatos. O eleitor acaba sendo o protagonista dentro do processo eleitoral — explica Miliolini.

Continua depois da publicidade

O eleitor também serve como um avaliador de conduta, auxiliando promotores eleitorais a identificar irregularidades dentro das eleições. Segundo Pedro Roberto Decomain, Promotor de Justiça, o seminário está na quinta edição e acontece a cada eleição municipal.

— O objetivo é estabelecer um diálogo com todos os protagonistas do processo eleitoral. É trazer informação e sanar dúvidas que esses protagonistas possam ter.  As eleições interessam a todas as pessoas, principalmente as municipais que estão mais perto delas. Esses assuntos locais refletem de maneira mais direta na vida das pessoas — relata Decomain.

O Promotor de Justiça foi responsável pela segunda palestra no auditório da Unisociesc. Em sua apresentação, falou sobre Condutas Vedadas a Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais. Nesta quarta-feira (29), o Seminário Eleitoral será realizado em Mafra e, na sequência, segue para outros municípios catarinenses.

Leia também:

Saiba como vai funcionar a campanha de vacinação contra poliomielite em Joinville

Entidades de Joinville questionam Procon após alta nos combustíveis

Presidente do Detran SC quer zerar o número de veículos apreendidos em pátios no estado

Destaques do NSC Total