nsc

Ajuda

Senai SC conserta 57 ventiladores pulmonares para salvar vidas

Equipamentos são recuperados em unidade de Joinville para voltarem ao uso em hospitais

08/06/2020 - 10h55 - Atualizada em: 08/06/2020 - 11h04

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Dos 91 ventiladores pulmonares recebidos, Senai SC recuperou 57
Dos 91 ventiladores pulmonares recebidos, Senai SC recuperou 57
(Foto: )

"Desejo de poder ajudar". Assim, o trabalho feito pelo Senai em Santa Catarina restaurou, pelo menos, 57 ventiladores pulmonares artificiais, tão importantes para os pacientes no enfrentamento ao novo coronavírus. A maior parte dos aparelhos, prontos para o uso, foi devolvida à rede pública estadual. Também foram atendidos hospitais privados ou comunitários de cidades catarinenses e até de Palmas, capital de Tocantins. 

- Todos voltam calibrados e devidamente certificados para a linha de frente dos hospitais - disse Alceri Antonio Schlotefeldt, gerente de operações de inovação do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, em Joinville, sobre o trabalho que é feito em conjunto com outras empresas.  

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Até a manhã desta segunda-feira (8), a unidade em SC recebeu 91 ordens de serviço para consertar os equipamentos. Além dos que já foram devolvidos, três estão em processo de manutenção e 11 foram descartados. Quando as peças chegarem, outros 20 respiradores devem ser recuperados. São aparelhos mais antigos que já estavam depreciados devido ao uso, mas que ainda podem ajudar muito neste momento. 

- Cada equipamento conta. Um deles pode salvar entre 10 e 20 vidas - declarou Alceri. 

Ainda segundo números repassados pelo Senai, a estimativa era de cerca de 3,6 mil ventiladores pulmorares parados no Brasil no início da pandemia. Mais de 3 mil equipamentos foram recolhidos para recuperação em 40 pontos onde as equipes fazem este trabalho, sendo devolvidos à ativa mais de 1.300 aparelhos para os centros médicos do país. 

Ouça a entrevista para a CBN Diário:

Colunistas