nsc

    Inusitado

    Senhora de 83 anos tem resultado duplo para a Covid-19 na Grande Florianópolis

    Apesar disso, mulher está em isolamento em casa de repouso

    06/04/2020 - 14h10

    Compartilhe

    Janniter
    Por Janniter de Cordes
    Doença ainda não tem cura
    Doença ainda não tem cura
    (Foto: )

    Uma senhora de 83 anos teve resultado testado como positivo e negativo para o coronavírus. A mulher, que está em uma casa de repouso em Antônio Carlos, na grande Florianópolis, se sentiu mal no dia 26 de março e precisou ser encaminhada para o hospital Florianópolis. Antes disso, representantes da vigilância epidemiológica do município fizeram a coleta do material da senhora e após chegar ao hospital, uma nova coleta foi realizada. Alguns dias depois, o resultado duplo foi confirmado.

    ​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    Na clínica de repouso passou a primeira pessoa que faleceu por coronavírus no estado. Foi um senhor de 86 anos que frequentou o local por cinco dias. Após o fato, a vigilância epidemiológica passou no local e coletou material de todos os idosos. Após isso, uma senhora não passou bem e precisou ser levada para o Hospital Florianópolis e ao chegar lá, uma nova coleta foi feita, ou seja, foram duas coletas em um intervalo pequeno para saber se ela estava ou não infectada.

    Procurada pela reportagem, a filha da senhora não sabia muito o que fazer. “Eu acompanhei o caso desde o dia 26 de março até o dia quatro, quando ela recebeu alta. Diante de tanta desinformação e demora nos exames para saber se era Covid-19, a minha maior preocupação era saber se minha mãe estava ou não infectada, pois os exames foram feitos no mesmo dia e em horas próximas e pelo mesmo laboratório. Então quero saber se ela teve ou não a doença”, falou a filha da paciente.

    A técnica de vigilância sanitária de Antônio Carlos, Maria Carolina Mannes, disse que a senhora está sim infectada. “No dia 26 antes desta senhora sair para internação, foi coletado o material para exame da Covid-19. No Hospital, também fizeram a coleta no mesmo dia quando a internaram. O resultado do hospital saiu primeiro e deu negativo. Nós recebemos o resultado no sábado e a nossa coleta resultou em positivo. Entramos em contato com hospital informando nosso resultado e pedindo que recomendasse a continuidade do isolamento. O Hospital deu alta e passou as orientações para a Casa de Repouso”, explicou a técnica. Hoje, a mulher está em isolamento por um período de 14 dias.

    Sobre a possibilidade de dois resultados diferentes em coletas feitas no mesmo dia, a secretaria da saúde informa, através da assessoria, que é possível e Depende do tipo da coleta e da quantidade do material coletado. A coleta via secreção nasal é eficiente entre o terceiro e o quinto dia após o surgimento dos sintomas. Mas também há a coleta realizada diretamente na traqueia do paciente para casos onde os sintomas já passam deste período. A Secretaria ainda informa que todos os pacientes dessa casa de idosos seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica seguindo os protocolos determinados em normas técnicas que regulam o manejo de pacientes diagnosticados com Covid-19.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas