nsc
    dc

    Tempo 

    Serra de SC amanhece com temperatura negativa a pouco mais de um mês para o verão 

    Termômetros marcaram -0,19 em Urupema, 0,93 em Urubici e 4ºC em São Joaquim

    16/11/2019 - 08h49 - Atualizada em: 18/11/2019 - 06h44

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Amanhecer gelado em São Joaquim
    Amanhecer gelado em São Joaquim
    (Foto: )

    Enquanto o feriado de 15 de novembro teve calor de 30ºC e praias lotadas no Litoral de SC, o frio voltou a dar as caras na Serra Catarinense a pouco mais de um mês para o verão — a estação mais quente do ano começa oficialmente em 22 de dezembro. Segundo a Epagri/Ciram, às 6h deste sábado (16) fazia -0,19 no Parque de Exposição de Urupema, a cidade mais fria do Brasil.

    — O inverno veio passar o verão em Urupema — brincou Marleno Muniz, assessor de imprensa da prefeitura, que tradicionalmente faz os registros das paisagens geladas, como algumas que ilustram esta matéria.

    Frio em Urupema
    Frio em Urupema
    (Foto: )

    Nas cidades vizinhas não foi diferente. Em Urubici os termômetros chegaram a 0,93 e em São Joaquim e Bom Jardim da Serra a mínima foi de 4ºC.

    Mas, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, o frio não é anormal para esta época do ano em regiões de grande altitude — as estações meteorológicas de Urubici e Urupema estão a 1.321 e 1.315 metros de altitude, respectivamente. Durante a primavera, que é uma estação de transição entre as estações extremas, é comum ter todas as variáveis de temperatura.

    — Não é nenhuma surpresa ter um frio desses nesta época do ano na região. Em São Joaquim, na série histórica de mais de 50 anos, a temperatura máxima para o mês de novembro é de 31ºC, enquanto a mínima é de 1,5ºC — exemplifica.

    Segundo Martins, conforme o verão se aproxima, há menos chance das temperaturas negativas aconteceram, mas isso não é descartado. A máxima neste sábado deve chegar a 22ºC em Urupema, 23º em São Joaquim e 25º em Urubici.

    Confira mais fotos:

    Geada em São Joaquim.
    Geada em São Joaquim.
    (Foto: )
    Termômetro na área urbana de Urupema
    Termômetro na área urbana de Urupema
    (Foto: )
    Frio em Urupema
    Frio em Urupema
    (Foto: )
    Frio em São Joaquim
    Frio em São Joaquim
    (Foto: )

    Geada em Urupema
    Geada em Urupema
    (Foto: )

    Leia as últimas notícias do NSC Total​ Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas