nsc

publicidade

SERVIÇO PÚBLICO

Servidores da Comcap aceitam acordo e voltam a realizar a coleta de lixo em Florianópolis

Prefeitura se comprometeu a realizar concurso público para contratar novos servidores

10/09/2019 - 14h41 - Atualizada em: 10/09/2019 - 15h18

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Caminhões e funcionários não saíram para fazer a coleta de materiais na manhã desta terça-feira (10) na Capital
Caminhões e funcionários não saíram para fazer a coleta de materiais na manhã desta terça-feira (10) na Capital

Os trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) decidiram entrar em acordo com a Prefeitura de Florianópolis, após reunião realizada na manhã desta terça-feira (10). De acordo com o sindicato da categoria, a coleta do lixo na cidade, que tinha sido interrompida no período matutino, será retomada em todos os bairros.

Os servidores da Comcap realizaram uma assembleia durante a manhã, para discutir uma possível greve. Eles reivindicam que a administração municipal realize um concurso público, para contratar novos colaboradores. De acordo com eles, a autarquia não acompanhou o crescimento da cidade, ficando defasada em relação ao volume de trabalho ao longo dos anos. A última contratação para a autarquia ocorreu em 2012.

A realização desse concurso público já tinha sido acordada com a prefeitura, quando foi assinado o acordo coletivo dos trabalhadores neste ano, mas a prefeitura sequer publicou o edital. Após o acordo, a administração municipal se comprometeu a contratar os novos profissionais antes do início do período eleitoral de 2020.

Em nota, o sindicato que representa os servidores informou que, se o calendário acordado for descumprido, a categoria iniciará greve por tempo indeterminado.

Sindicato reclama de desvio de funções

Na mesma nota, o sindicato afirma que, desde o último concurso público, a Comcap já perdeu 185 trabalhadores. Nesse período, 120 pessoas foram deslocadas para atuar em funções diferentes daquelas para as quais foram contratadas.

Essa situação, aliada ao crescimento da cidade, provocou problemas nos serviços realizados pela autarquia. Além da coleta de lixo, a Comcap é responsável pela varrição de ruas, cortes de árvores, pintura de meio-fios, limpeza de valas, entre outros serviços.

A direção da empresa reconhece os problemas e diz que já iniciou os trâmites legais para a abertura do concurso público, cuja data de lançamento ainda não foi definida.

Deixe seu comentário:

publicidade