Faltando poucos dias para o Carnaval, a taxa de ocupação dos imóveis para aluguel em Santa Catarina ainda está abaixo do registrado no ano passado, principalmente no Litoral. No entanto, a expectativa é que as reservas de última hora impulsionem o mercado, com previsão de alcançar até 90% de ocupação nos dias mais movimentados da folia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Dados coletado pela Anfitriões de Aluguel, plataforma que gerencia mais de 500 anúncios em todo o Estado, indicam que, neste ano, há uma diferença significativa entre os preços anunciados e as diárias efetivamente pagas.
Muitos turistas estão conseguindo tarifas mais acessíveis através da negociação direta com os anfitriões dos imóveis, uma estratégia que aposta em descontos para atrair hóspedes de última hora. Enquanto os valores médios no mercado giram em torno de R$ 730 para o início do Carnaval, os preços pagos pelas reservas ficam abaixo de R$ 500.
A Anfitriões também aponta que, historicamente, de 30% a 50% das reservas nesta época ocorrem nos dias que antecedem às festas, o que pode resultar em uma alta de ocupação de até 85% entre sábado, domingo e segunda-feira. Se essa tendência se mantiver, o mercado poderá recuperar parte das perdas em relação ao ano passado.
Continua depois da publicidade
Além disso, as locações administradas pela plataforma obtém um desempenho maior ao do mercado geral. Para este final de semana, as propriedades já superam os 70% de ocupação. Na reta final do Carnaval, a expectativa é que o setor atinja quase a totalidade dos imóveis ocupados, refletindo a alta procura por hospedagem no Estado.
Leia mais
O que muda no trânsito para o Carnaval 2025 de Florianópolis
Carnaval é feriado? Confira quais são as regras em Florianópolis e em SC