Retornou ao Arquivo Histórico de Blumenau o sinete usado por Dr. Hermann Blumenau e pelo diretor da Colônia, Hermann Wendeburg, durante os primeiros anos de colonização. A peça, que é como um carimbo usado no passado para oficializar documentos, estava desaparecida há cerca de meio século e foi entregue de forma “voluntária e anônima”, escreveu a prefeitura em uma publicação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e reão por WhatsApp

A devolução do sinete a Blumenau foi oficializada pelo secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, e pelo prefeito Mário Hildebrandt. A historiadora Sueli Petry, que recebeu a peça, conta ter ficado surpresa e emocionada no momento. Segundo Sueli, já havia indicativos de que o sinete estaria na cidade em algum lugar desconhecido, porém sem expectativas de que o utensílio pudesse de fato voltar às mãos do patrimônio blumenauense.

— Não é um símbolo qualquer, tem toda uma representação porque foi o registro de muito ofícios, correspondências, pedidos. Pedidos esses que exigiam muita sabedoria de Hermann Blumenau. Então olhar para esse sinete é olhar pelo retrovisor do passado e reencontrar momentos da história de grandes decisões que foram tomadas. Minha reação ao ver o sinete foi como quando encontrei o túmulo de Dr. Blumenau, na Alemanha. Chorei, o coração acelerou — contextualiza a historiadora Sueli Petry.

Leia também: Onde nasceu Dr. Blumenau: conheça a cidade de Hasselfelde

Continua depois da publicidade

O sinete em questão era usado para selar e autenticar documentos e cartas. Conforme Sueli, ele foi utilizado por 20 anos, entre 1860 e 1880. Ele tem a inscrição “Colônia Blumenau” com o brasão do Império do Brasil. Não há informações de qual era o paradeiro do objeto até o retorno dele ao Arquivo Histórico nesta semana.

Leia também

Os últimos anos de Hermann Blumenau: adeus à colônia, volta à Alemanha e morte

Documento mostra quais foram os 310 primeiros imigrantes da Colônia Blumenau

Infográfico: o resumo da vida de Hermann Blumenau

Destaques do NSC Total