Enquanto não são concluídas as obras do novo complexo que irá disponibilizar 40 vagas para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e 20 para o Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (Casep), com conclusão prevista para outubro, Chapecó conta com apenas 10 vagas no Casep do município. Atualmente o espaço abriga 15 internos e ás vezes o número ultrapassa 20, segundo a diretora do espaço, Nilza Giacomelli.

Continua depois da publicidade

Sistema socioeducativo: situação das unidades mostra por que é difícil a ressocialização em Santa Catarina

Casep de Blumenau luta contra atrasos nos pagamentos

Em São José, há amplo e moderno espaço, com áreas ociosas

Continua depois da publicidade

Dos 15 adolescentes no espaço hoje, 10 têm sentença e deveriam estar em um Case. O ambiente entre adolescentes e funcionários parece ser tranquilo, há mais de um ano não há registro de fugas. No espaço, os internos desenvolvem alguns trabalhos manuais com dobraduras. Mas o local não é o adequado para atividades de ressocialização.

Departamento socioeducativo promete ações para desinterditar centros

Além de ficarem a maior parte do tempo em cubículos de seis metros quadrados, espaço geralmente dividido entre duas pessoas, os jovens têm à disposição uma sala de estar com televisão e um pátio com 20 metros quadrados, que serve para tomarem sol e jogarem futebol. A estrutura do prédio, que tem mais de 30 anos, tem 170 metros quadrados – mesmo tamanho de uma casa de médio porte.

87% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal, diz Datafolha

A promotora da Infância e da Juventude do Fórum de Chapecó, Vânia Cella Piazza, aguarda a conclusão da nova estrutura que promete dobrar o número de vagas que existia no antigo Case (20), desativado em 2014 para construção do novo, na mesma área – ao lado da penitenciária. A obra é fruto de um acordo com o Governo do Estado após uma ação civil pública de 2009, pedindo que o número de vagas no único Case da região Oeste fosse ampliado. Desde então, o Estado se comprometeu com a demanda, mas entre a ação e o processo de licitação, a ordem de serviço acabou sendo dada apenas em 2014. O novo complexo terá cinco mil metros quadrados e custará R$ 11,6 milhões. O prazo de conclusão é dezembro.

Continua depois da publicidade

Reaberto após interdição, Casep em Criciúma sofre com falta de estrutura

Casep de Itajaí está sem data para reabrir

Falta de efetivo impede criação de vagas em Joinville

Promotora diz que situação está à beira do caos

A promotora também entrou com uma nova ação para garantir os funcionários necessários para a nova estrutura. Mas até o momento não há nenhum concurso em andamento para Chapecó. Atualmente os cerca de 20 funcionários que eram do Case estão no Casep da cidade. No momento atual, Vânia considera que a situação está à beira do caos, pois não há espaço para internar, o que obriga o judiciário a acelerar a liberação dos adolescentes infratores.

– Isso viola o direito da sociedade e viola o direito dos adolescentes em receber as medidas socioeducativas determinadas pela Justiça – lamenta a promotora.

“É preciso formação mais adequada”

“A realidade hoje é muito melhor”

Há casos de sete menores de 18 anos que foram mandados para outras unidades do Estado, liberados, e voltaram a praticar infrações em Chapecó, denuncia a promotora.

Continua depois da publicidade

Vânia afirmou que o sistema socioeducativo para menores infratores está praticamente abandonado no Estado.

– Aqui (em Chapecó) superlotou o Casep que não é local para cumprimento de medidas socioeducativas, é um absurdo – concluiu.

Bancada de Santa Catarina vota a favor da redução da maioridade penal

Casep Chapecó

Data da última reforma: 2013

Número de servidores: 40 (acumulou do Case e Casep)

Ponto mais crítico: falta de espaço

Ponto de destaque: construção de um novo complexo

Registro de fugas nos últimos anos: a última foi no Carnaval de 2014, com evasão de 15 dos 17 internados

Continua depois da publicidade

Há alguma ação em andamento contra o local: Há uma ação para garantir os servidores para a nova estrutura e que sejam concursados.

Já foi interditado: Não recentemente