nsc
    dc

    Educação

    Sisu 2019: MEC divulga resultados nesta segunda-feira

    Os estudantes que forem selecionados devem procurar a instituição para fazer sua matrícula no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro

    28/01/2019 - 08h32

    Compartilhe

    Por GaúchaZH
    (Foto: )

    O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (28) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os candidatos são selecionados pelas universidades públicas de acordo com a nota que obtiveram no Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. Conforme informações do MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer a essas vagas.

    Os estudantes que forem selecionados devem procurar a instituição para fazer sua matrícula no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

    Caso o estudante não tenha sido chamado em nenhuma das suas opções, ainda há a possibilidade de participar da lista de espera a partir de terça-feira (29). A adesão pode ser feita na página do Sisu até 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir de 7 de fevereiro.

    Até o fim do período de inscrição, os candidatos podiam mudar as opções de curso. Agora, será válida a última opção confirmada. A inscrição pode ser acompanhada pela internet, no site do Sisu ou pelo aplicativo do sistema de seleção. No app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.

    Nesta edição, o Sisu ofereceu 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país.

    Sobrecarga no sistema e alteração

    O MEC publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25) alterações no calendário do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O adiamento no prazo do Sisu foi motivado por falhas no sistema de inscrição, que registrou sobrecarga.

    A previsão inicial era de que as inscrições para o Prouni fossem abertas na terça-feira (29). Com o novo cronograma, o cadastro será aberto na quinta-feira (31) e vai até 3 de fevereiro.

    Já as inscrições no Fies, previstas para começarem em 5 de fevereiro, foram postergadas para 7 de fevereiro. O cadastro poderá ser feito até o dia 14 do mesmo mês.

    CRONOGRAMA DO SISU

    28 de janeiro (nesta segunda): resultado da chamada regular

    28 de janeiro a 4 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera

    30 de janeiro a 4 de fevereiro: matrícula da chamada regular

    A partir de 7 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

    Prouni

    31 de janeiro até 3 de fevereiro: inscrições para o programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Educação Superior.

    6 de fevereiro: divulgação do resultado da primeira chamada

    6 a 14 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino

    20 de fevereiro: resultado da segunda chamada

    20 a 27 de fevereiro: comprovação das informações nas instituições de ensino para os aprovados na segunda chamada.

    Fies

    7 a 14 de fevereiro: inscrições no programa de financiamento estudantil

    25 de fevereiro: resultado das modalidades Fies e P-Fies

    26 de fevereiro a 7 de março: complementação da inscrição para candidatos pré-selecionados na chamada única da modalidade Fies.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas