Quando a bebida entra, a verdade sai. Você já deve ter ouvido esta frase quando falou alguma besteira depois de beber. Porém, um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine diz que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas a torna mais despreocupada com o que diz. Ou seja: você provavelmente pensaria a mesma coisa se estivesse sóbrio, mas não teria coragem para a externar.

Continua depois da publicidade

No estudo, os pesquisadores pediram que os participantes ingerissem bebidas alcoólicas antes de completar tarefas de reconhecimento de erro em um computador. Aqueles que beberam foram tão conscientes quanto os que tomaram placebo e o grupo sóbrio.

Leia todas as notícias de saúde

Continua depois da publicidade

Porém, os cientistas perceberam que os bêbados se importavam menos em errar. Isso sugere que o álcool não inibe nossa capacidade de saber o que estamos fazendo, mas em vez disso, inibe a nossa incapacidade de sentir culpa, remorso ou vergonha. Além disso, indica que a bebida faz as pessoas mais honestas e menos propensas a reter ideias por medo das conseqüências.

– Em tarefas como o que os submetemos, incentivamos as pessoas a tentar responder o mais rápido possível. É muito comum que respondam mais lentamente depois de um erro, numa tentativa de recuperação. Isso é o que vimos no nosso grupo placebo. Os participantes do grupo do álcool não fizeram isso – disse o professor Bartholow, um dos responsáveis pelo estudo.

Destaques do NSC Total