Uma das características mais fortes do Stand UP Paddle (SUP) é a facilidade que o esporte tem de incluir pessoas de diferentes idades. Gabriel Parmera, atleta profissional e morador da Ilha da Santa Catarina definiu ironicamente que o SUP é de “8 a 80”. No Battle of the Paddle (BOP), que ocorre na Barra da Lagoa em Florianópolis desde quarta feira não é diferente. A programação de sábado inclui provas recreativas e domingo começam as provas profissionais.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais sobre esportes outdoor no DC
::: Confira a programação Battle of the Paddle Floripa
Mas enquanto quase todos podem praticar o esporte, Florianópolis se destaca no cenário nacional por poder propiciar a prática de quase todas as vertentes do SUP. Essas características naturais foram levadas em conta para trazer o Battle of the Paddle para a capital catarinense e tem agradado atletas e organizadores da prova, que ocorre nos mesmo moldes apenas na Califórnia, no Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
– Os atletas que já moram no Brasil conhecem bem o potencial da cidade porque a tradição de esportes de prancha na cidade é antiga. É cultural. Mas com um evento como esse ela passa a ser inserida em um calendário internacional – avalia Ivan Floater, presidente da Confederação Brasileira de SUP (CBSUP).
O Stand Up é dos esportes que mais cresce em número de praticantes. Segundo a CBSUP, desde 2010 o número de praticantes dobra a cada ano, levando em conta as escolas e pessoas filiadas.
– Hoje são em média 30 mil praticante regulares no país. Mas o boom do Stand Up ainda deve chegar, estamos próximos. E o perfil dos atletas que praticam são pessoas que gostam de natureza e que consomem o modelo de turismo que o Florianópolis oferece.
Continua depois da publicidade