nsc

publicidade

Hoje2019

Startup consciente: o case das estilosas carteiras de “papel” 

Fundadores da Dobra, empresa que produz carteiras a partir de uma fibra que imita papel, são presença confirmada no HOJE2019

11/09/2019 - 16h16 - Atualizada em: 11/09/2019 - 16h17

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Startup consciente: o case das estilosas carteiras de “papel”
(Foto: )

Os primos e empreendedores, Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Hommerding Massena, fundadores da Dobra, empresa que vende carteiras, bolsas e até tênis feitos de tivek, uma fibra sintética que imita papel, são presenças confirmadas no HOJE2019, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação de Santa Catarina.

A empresa que surgiu a partir de um trabalho da faculdade bem-sucedido em 2013 hoje está lista de startups conscientes do Brasil, que são aquelas empresas que desenvolvem ações alinhadas ao conceito de capitalismo consciente como modelo de negócios e não apenas por iniciativas pontuais ou departamentos específicos.

De acordo com Guilherme, a Dobra é uma empresa que procura deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem, vendendo experiência de consumo através de produtos feitos em tyvek - uma fibra muito parecida com papel só que muito resistente, não rasga e é impermeável.

— Queremos ser uma empresa referência em experiência do cliente e impacto positivo — diz Guilherme.

Ele reforça que na palestra do HOJE vão falar sobre como atuar no dia a dia para ser uma das dez startups mais conscientes do Brasil, mérito concedido pelo movimento Capitalismo Consciente.

— Esperamos criar novas conexões, aprender e fazer com que pessoas saiam inspiradas a transformarem seus negócios — explica.

História da Dobra

Se o objetivo é inspirar e transformar, a Dobra tem feito sua parte desde que foi criada, em 2016. Na busca por uma experiência diferente, criaram uma cultura de cuidados com o meio ambiente, apoio a ONGs e inovação aberta.

A empresa administrada pelos primos se destaca pela produção consciente e envolvimento do cliente. Ao comprar um produto, por exemplo, além de ajudar um ONG o cliente também receberá um cartão com informações sobre a sua compra, o que na verdade é um papel biodegradável cheio de sementinhas que depois de ler, é só plantar.

E essa interação vai além, no site da Dobra há um passo a passo que ensina a fazer as carteiras em casa, com uma folha de papel comum, tesoura e cola. Claro que ensina com a simplicidade caseira, mas que permite compreender o processo da carteira da Dobra, com moldes abertos e de graça. Também pelo site, a Dobra explica como fundar uma empresa com produção local e gestão horizontal.

Guilherme e Eduardo - DOBRA Divulgação (1)
Guilherme e Eduardo, fundadores da Dobra
(Foto: )

Além disso, a empresa possui uma rede de produção que gera renda extra para pessoas que têm tempo livre, como costureiras e outras pessoas que querem dobrar e colar. Artistas colocam suas artes nos produtos e recebem uma comissão para cada item vendido. Dessa experiência, já existem cases de pessoas que abriram empresa com a renda das vendas.

São inúmeras as características que levam a Dobra ser uma empresa que foge dos padrões. Os materiais produzidos pela Dobra são veganos, que não tem origem animal ou testado neles, com aprovação e selo PETA-APProved. Um programa de reciclagem de carteiras permite que, quando o cliente quiser trocar, por desgastes ou mesmo por um modelo novo, a empresa garante um desconto na aquisição de outra. Na questão social, a cada produto adquirido, a Dobra dedica R$ 1 para gerar valor de retorno à sociedade, com ações e projeto inspiradores.

Falta pouco!

Serão quatro dias de evento, cerca de 180 palestrantes, 170 cidades participando e um objetivo: impactar as pessoas. A edição do HOJE2019 Infinity acontece de 25 a 28 de setembro no Parque de Exposições Senador Atílio Fontana, em Concórdia, região Oeste de Santa Catarina.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site ou pelo telefone 0800 591 0237. São cinco categorias: Passaporte GO, Day Pass (fracionado), Passaporte VIP Pass, Anjo Apoiador e Member Black.

Deixe seu comentário:

publicidade