nsc
nsc

De olho no futuro

Startup Summit 2022 reúne mais de 90 palestrantes e 5,7 mil pessoas a partir desta quinta

Evento na capital catarinense conta com nomes do ecossistema de inovação nacional

04/08/2022 - 16h28

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
startup summit
A NSC é uma das apoiadoras da quinta edição do Startup Summit, por meio do Negócios SC
(Foto: )

Começa nesta quinta-feira (04) um dos maiores encontros de empreendedorismo e inovação do país. Com previsão de receber um público de 5,7 mil pessoas, o Startup Summit 2022 será realizado até sexta (05) no Centro Sul, em Florianópolis (SC) e conta com ampla programação – ao todo, são 90 palestrantes, incluindo o estadunidense Chris Yeh, coautor do best-seller “Blitzscaling”. De acordo com a organização, as inscrições para assistir às palestras de forma virtual superaram o total de 19 mil pessoas.

A quinta edição do evento é organizada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Além disso, conta com apoio da NSC, por meio do Negócios SC.

> Varejo de olho no Dia dos Pais, mercado imobiliário e mais destaques da semana

Esta deve ser a maior edição do evento. Segundo Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC, do Sebrae Santa Catarina e coordenador do Startup Summit, mais 3,1 mil participantes que estarão presencialmente no Centrosul são catarinenses e 36% vêm de outros Estados. A maior parte é de São Paulo (714), seguida de Rio Grande do Sul (529), Paraná (413) e Minas Gerais (183).

— A organização não poupou esforços para trazer o maior número de experiências presenciais. Assim, vamos contar com 90 palestrantes nacionais e internacionais, trazendo conteúdos que fazem toda a diferença para o empreendedor. Além disso, a feira de negócios é um espaço estratégico para fomentar conversas e networking, reunindo mais de 50 expositores e 120 startups em estágios de desenvolvimento distintos — detalha Souza.

Fomento de novos e impulsão dos negócios em desenvolvimento

Ao reunir todo o ecossistema de inovação não somente do estado, mas do país, o evento se consolidou pela capacidade de fomento de novos empreendimentos em startups, além de valorizar e impulsionar os negócios das já existentes, principalmente as que estão nos primeiros estágios de desenvolvimento. Para Souza, “empreendedor ajuda empreendedor”. 

E isso se vê pela capacidade de difusão do empreendedorismo em Santa Catarina nos últimos anos, inicialmente na capital, mas agora em regiões espalhadas pelo estado em centros públicos e privados onde a interação, o networking e a troca de experiências realmente fazem diferença. Quando os envolvidos se conhecem melhor e possuem informações sobre os objetivos dos empreendimentos e metas a serem alcançadas, conquistar recursos – o funding – se torna uma tarefa menos árdua. Conectar diferentes atores no evento é uma forma de facilitar a atração de investidores para negócios nascentes.

Além do auxílio para captação de recursos, o Startup Summit tem forte apelo à preparação educacional e empreendedora. Empresários referência e que possuem metodologias comprovadamente acertadas trazem sua experiência àqueles que ainda precisam amadurecer nessa jornada.

Participantes do evento presencial poderão interagir com grandes players do ecossistema, como EBANX, Sólides, Omie, Loft, Gupy, Único, Mercado Bitcoin, Google, AWS, Astella Investimentos e G2 Capital.

De acordo com Souza, a troca entre pares é fundamental para uma evolução constante do empreendimento, independente da etapa do negócio. Mesmo que informações ricas sobre empreendedorismo possam ser encontradas em bibliografia, cursos e vídeos, a conversa e a interação social não podem ser substituídas.

Destaques da programação

A abertura do Startup Summit 2020 inicia às 9h30 desta quinta com palco na plenária, com nomes referência do ecossistema empreendedor no estado, como Stéphanie Fleury, Luc Pinheiro, Rodrigo Estrázulas Rossoni e Iomani Engelmann.

Na sequência, Camila Farani aborda a temática “A inovação como forma de alavancar sua empresa”; seguida por Florian Hagenbuch e Rodrigo Borges, que contam mais sobre a jornada da Loft. Ainda antes do almoço, Fernando Seabra e Eric Santos trazem mais referências com a palestra “Escrevendo o playbook de crescimento SaaS”.

Durante a tarde, as tendências tecnológicas para as startups serão detalhadas por Rodrigo Vaca. Marcelo Amorim comenta sobre o talento escondido no sucesso do Ecossistema de Santa Catarina e Diego Schell sobre “Educação, Tecnologia e Comunidades”. Além de outros assuntos, na quinta ainda serão abordados temas como desafios da Web 3.0 para as empresas brasileiras e construção para o Metaverso.

Às 17h30, antes do happy hour, é a vez de do escritor Chris Yeh, coautor do livro “Blitzscaling”, best-seller que explica o método de crescimento exponencial utilizado por empresas de alta tecnologia como Amazon, Alibaba e Airbnb. Chris Yeh escreveu o livro junto com Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, com quem possui outro título publicado. A palestra será ministrada em inglês, mas com tradução simultânea.

> Dicas para começar um negócio com o pé direito

Na sexta-feira, a abertura começa às 9h50 com Stéphanie Fleury, a apresentadora do Projeto Upload na CNN Brasil. Fleury também é fundadora da carteira digital DinDin, vendida para o Bradesco. Na sequência, a apresentadora e influenciadora Gabriela Priori envolve a plateia com o tema “Menos emoção mais razão”. Antes do almoço de sexta, João Del Valle traça o cenário de mais uma década de escalada global da EBANX.

Durante a tarde do último dia de evento, Gustavo Stor, José Artur Ribeiro e Juliana da Cunha Assad detalham como a digitalização de ativos por meio da tokenização está revolucionando o mundo das Startups. O processo de internacionalização de Startups, governança e atração de talentos também serão temas abordados pelos palestrantes. A programação completa está no site e no aplicativo do Startup Summit

NSC presente no Startup Summit

A NSC é uma das apoiadoras da quinta edição do Startup Summit, por meio do Negócios SC. Dessa forma, a NSC estará presente durante o período de realização com um estande próprio no CentroSul. Assim, palestrantes, participantes e membros do ecossistema podem se aproximar dos representantes da companhia e as empresas que focam em diferenciais competitivos podem conhecer os serviços oferecidos pelo Negócios SC para alavancar os negócios - levar as vendas para um novo patamar.

Os ingressos para o evento presencial já esgotaram, mas ainda é possível acompanhar as principais palestras online e de graça. Serão dois dias de imersão no ecossistema de tecnologia e inovação em um evento que pode transformar as empresas que buscam inserção nesse mercado. 

Acompanhe palestras sem sair de casa!

Leia também

5 conteúdos essenciais para quem quer conquistar o consumidor

4 dados importantes para impulsionar seu negócio

Veja dados essenciais para entender o consumidor em Santa Catarina

Colunistas