nsc
    dc

    Suprema Corte

    STF nega um dos pedidos de liberdade de Lula 

    Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal discordou da defesa do ex-presidente que contestava decisão individual contra recurso no STJ em 2018 

    25/06/2019 - 17h17 - Atualizada em: 27/06/2019 - 19h31

    Compartilhe

    Por GaúchaZH
    Segunda Turma do STF
    Segunda Turma da Corte discordou da defesa do petista que contestava decisão individual contra recurso no STJ em 2018
    (Foto: )

    *Mateus Ferraz

    Por 4 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um dos habeas corpus (HC) pedidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contestava decisão individual contra um recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro. Outro HC, sobre suposta imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro, deverá ser analisado na sequência.

    Os processos entraram na pauta depois que o ministro Gilmar Mendes propôs ao colegiado conceder medida para que o petista aguardasse em liberdade a análise do HC que cita o atual ministro da Justiça.

    No julgamento, predominou a visão do relator do pedido, ministro Edson Fachin, contrário ao pedido de liberdade. Em seu voto, primeiro a ser proferido, ele afirmou que a defesa do ex-presidente não apresentou elementos que apontassem irregularidade na decisão tomada pelo relator da Lava-Jato no STJ, ministro Felix Fischer.

    — A defesa não evidenciou a ausência de fundamentação na decisão impugnada ainda que a parte se afigure mais compreensivelmente injusta ou mesmo incorreta.

    Fachin foi acompanhado por Celso de Mello, por Gilmar Mendes e pela presidente da Segunda Turma, Cármen Lúcia. A favor da concessão do HC, votou o ministro Ricardo Lewandowski.

    Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais do DC, AN e Santa e aproveitar os descontos do Clube NSC. Acesse assinensc.com.br e faça sua assinatura.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas