Um novo suplemento alimentar para bovinos demonstrou uma queda de 30% nas emissões de metano destes animais, um gás que impacta no aquecimento global, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

O gado representa 44% das emissões de metano no planeta derivadas da atividade humana.

Evidências comprovam a urgência da luta contra o aquecimento global

E a redução deste gás pode ser um grande passo na luta contra as mudanças climáticas, segundo os autores do estudo divulgado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

– Se for aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos e for adotado pela indústria de agropecuária, este inibidor de metano pode ter um impacto significativo nas emissões de gases de efeito estufa do setor de gado – disse Alexander Hristov, professor da Penn State.

Continua depois da publicidade

Bruno Felin: o mundo em um dilema contra o aquecimento global

A fermentação no estômago do gado, ovelhas e cabras produz metano durante a digestão. Cada vaca emite 500 gramas deste gás por dia.

A substância denominada 3-nitrooxypropanol desenvolvida pela empresa alemã DSM Nutritional Products e fornecida como um suplemento alimentar para os bovinos, bloqueia a enzina usada para produzir metano sem afetar a digestão, determinou o estudo.

As técnicas mirabolantes da geoengenharia para conter o aquecimento global

A pesquisa foi realizada durante três meses em estábulos da Pensilvânia com 48 vacas. O suplemento também permitiu que os animais ganhassem peso devido à redução da formação de metano.

Os investigadores disseram que a saúde das vacas e a produção de leite não foram afetadas pelo suplemento.

Continua depois da publicidade

Para Ermias Kebreab, professor de ciência animal na universidade da Califórnia, que não participou do estudo, o resultado é encorajador.

– É uma grande promessa porque não esperávamos chegar a este nível de redução ao aplicar este componente – afirmou o acadêmico, ressaltando que é muito diferente de outras soluções para a emissão de metano, como manipular a dieta das vacas.

– Eu recomendaria fazer este tipo de estudo por um período mais longo. Deve ser feito durante um ano e em diferentes locais – disse.

Destaques do NSC Total