A cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, se prepara para ainda mais chuva. Com isso, a Defesa Civil do município decidiu aumentar as cotas de inundação e emergência na cidade, para 10,5 e 12 metros, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O anúncio, feito pelo prefeito Horst Alexandre Purnhagen pela rede social, vem com um apelo para que a população se prepare.
— Se previnam, saiam de suas casas. Retirem as coisas, e saiam de suas casas — diz o prefeito.
A expectativa é que as chuvas previstas para o Rio Grande do Sul se direcionem para Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil estadual, já choveu 122 milímetros na cidade em 24 horas, até as 18h30. A previsão era que chovesse até 180 milímetros no Alto Vale até sábado (18).
Continua depois da publicidade
Barragens fechadas
As comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale, foram fechadas na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a medida é necessária considerando o volume de chuva previsto para os próximos dias, o que eleva o risco de inundação.
Em Taió, foram fechadas as sete comportas e o canal extravasor. Às 10h35min, o nível de ocupação da barragem estava em 22,6%. Já em Ituporanga, das cinco comportas, foram fechadas quatro, além do canal extravasor. Na última medição, a ocupação estava em 20,3%.
“O fechamento das comportas se faz necessário com o objetivo de diminuir a vazão dos rios nesse período de fortes chuvas”, informou a Defesa Civil.
Leia também
Veja quais rodovias de SC estão interditadas por conta das chuvas nesta quinta-feira
Árvores retorcidas e arrancadas pela raiz: Defesa Civil confirma tornado no Oeste de SC
Comportas das barragens de Taió e Ituporanga são fechadas e previsão de enchente muda