Ao discursar na convenção estadual do PDT, neste sábado, o governador Tarso Genro pediu que os partidos “se respeitem” nos municípios onde não será possível repetir a coalizão de siglas existente no Palácio Piratini. Na Capital, o cenário eleitoral mais provável é Tarso ter três aliados disputando o Paço Municipal: o prefeito José Fortunati (PDT), a deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) e um nome do PT que ainda não foi escolhido.

Continua depois da publicidade

Tarso também comentou no Twitter seu desejo: “Gostaria que todos os partidos da UPPRS (Unidade Popular Pelo Rio Grande) estivessem juntos nas eleições municipais. Em muitos lugares, estaremos. Onde não estivermos, vamos nos tratar com cordialidade e respeito. É bom para o RS que governamos juntos.”

O PDT renovou o diretório regional e a executiva da sigla, reelegendo o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr., para comandar o partido nos próximos dois anos. Mais cedo pela manhã, Tarso já havia participado de um encontro estadual do PT, que discute estratégias para as eleições municipais em todo o Estado. Segundo relatos, o governador não opinou sobre o pleito em Porto Alegre e fez um balanço de seu governo.

Às 17h30min, Tarso deverá discursar no encerramento da 16ª conferência do PC do B no Estado, que reúne delegados da sigla no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Os comunistas decidiram dar início a debates em todos os bairros de Porto Alegre para movimentar a pré-campanha de Manuela.

Continua depois da publicidade