Depois de percorrer 10 mil quilômetros em oito estados, e de 15 anos morando nas ruas, Tatiane Renata de Melo, 27, teve um alento para os pés calejados. Ela foi uma das escolhidas para a missa de Lava-pés na igreja da Trindade, em Florianópolis, na noite desta quinta-feira, e era nitidamente a mais emocionada entre os escolhidos.
Continua depois da publicidade
Nesse ano, o papa Francisco determinou uma mudança na cerimônia, permitindo que mulheres também participassem. Nessa, eram sete mulheres e cinco homens. Antes de começar o lava-pés, o frei Justino Felix Stolf, pároco da Trindade, explicou que, naquele igreja, esta questão não é novidade:
— Nós já recebemos as mulheres há muitos anos, mas em vários lugares ainda há resistência, e esta medida do papa é um avanço para a igreja católica, que ainda é muito desigual na relação homem e mulher. É muito machista — admitiu.
Tatiane, que já teve tantas experiências ruins, não conseguiu descrever a vivida nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
— Eu era uma pessoa que vivia à margem da sociedade e de repente estou no altar para representar um dos apóstolos, em frente a todos. É um presente de Deus — resumiu. De fato, ela foi o centro das atenções.