Expandir a operação para atuar em outras regiões pode ser essencial para empresas que querem crescer de forma estratégica. No setor de eventos, essa movimentação exige capacidade logística, conhecimento técnico e excelência operacional. Foi com essas características que a TCNK, empresa catarinense especialista em iluminação e sonorização de eventos, conseguiu expandir para atuar em outras regiões, como a de São Paulo.  

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Uma das principais iniciativas da TCNK fora de Santa Catarina foi a produção de um evento da Rede Globo na capital paulista, dedicado à divulgação de vinhos portugueses. O desafio da empresa foi fazer todo o processo de sonorização e iluminação no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. Além da importância da entrega, a TCNK demonstrou que sabe se adaptar para atender diversos portes e segmentos de eventos.

Superação de desafios logísticos 

Ao expandir a atuação para fora de Santa Catarina, um dos principais desafios enfrentados pela TCNK foram os logísticos. A sócia-proprietária da empresa, Helena Carrão, conta que entender o cenário e as diferenças da capital paulista foi fundamental para o sucesso do projeto. 

— A TCNK precisou lidar com restrições de tráfego nas capitais, aprimorar seus métodos de armazenamento de equipamentos e criar estratégias logísticas eficientes para deslocar equipes com precisão e agilidade — afirma. 

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Ainda segundo ela, a empresa entendeu que o sucesso em outras localidades dependia de operar com a mesma excelência registrada nos eventos feitos em Santa Catarina. Por isso, a adaptabilidade foi fundamental para se destacar em um contexto que conta com diferentes exigências.  

Qualidade em qualquer território

Mesmo em mercados de alta demanda, como o de São Paulo, a TCNK buscou manter sua reputação de qualidade com foco em agilidade e eficiência. Por isso, Helena conta que a equipe se adaptou às novas exigências de mercado. 

— A empresa desenvolveu estratégias adaptativas baseadas nos prazos exigentes e nas dinâmicas aceleradas das produtoras locais. Assim, garantimos eficiência e excelência no atendimento — comenta. 

A  sensibilidade para interpretar as demandas específicas de outros estados permitiu que a TCNK mantivesse o padrão de entrega, mesmo diante da competitividade maior registrada em São Paulo, que ocupa a quinta colocação entre as maiores cidades do mundo. 

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Planejamento estratégico e atenção ao detalhe

Diante dos desafios, a TCNK atua com precisão e organização para entregar um evento de sucesso. Com o objetivo de garantir uma entrega à altura das expectativas da Rede Globo, a TCNK estruturou uma operação com planejamento técnico rigoroso. 

— A execução impecável foi possível graças a visitas técnicas detalhadas, reuniões de produção minuciosas e à criação de cronogramas personalizados para atender com rapidez e precisão às demandas desse evento — detalha Helena.

A atenção aos detalhes e a criação de cronogramas específicos para cada etapa foram fundamentais para uma entrega eficiente, mesmo a centenas de quilômetros da base da empresa.

Respeito às especificidades locais

Atuar fora do estado também exigiu que a TCNK se adaptasse a especificações técnicas regionais. Com isso, a empresa teve que estudar tanto aspectos culturais e de mercado, quanto diferenças técnicas que garantiram o bom andamento do evento. 

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— A TCNK ajustou-se às particularidades locais, como a diferença de tensão elétrica entre estados (por exemplo, 380V em Santa Catarina contra 220V em São Paulo) e às especificidades dos novos mercados — explica Helena. 

Mesmo fora da zona de conforto, a TCNK estudou para entender o novo território e atuar com a mesma segurança técnica, já padrão da empresa. 

Estratégia para crescer 

Para viabilizar a expansão, a TCNK investiu em estratégias de divulgação e relacionamento com o mercado. Helena conta que a empresa investiu na divulgação com um portfólio atrativo, ações de marketing direcionadas e na atuação de agentes técnicos dedicados exclusivamente à prospecção de novas oportunidades. 

Com isso, a empresa abriu portas para conquistar novos clientes fora de Santa Catarina, o que, a longo prazo, consolida a autoridade da TCNK.  Segundo Helena, a expansão territorial também foi uma oportunidade de aprendizado e evolução para toda a equipe. 

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— A imersão no mercado de outros estados permitiu à TCNK trocar experiências valiosas com produtores e técnicos locais, o que agregou ainda mais expertise à equipe técnica, além de insights estratégicos para suas equipes de marketing e vendas — reforça, 

Ainda conforme Helena, a exposição da TCNK em grandes eventos fora de Santa Catarina tem gerado resultados que vão além da presença pontual. 

—Participar de eventos nacionais amplia o alcance de mercado da empresa, possibilita troca de experiências com outros players do setor, e enriquece o portfólio com cases de sucesso que destacam a capacidade da TCNK em atender diferentes demandas e contextos — finaliza. 

Para conhecer mais sobre a empresa, acesse as redes sociais da TCNK.