nsc

publicidade

SETERB APRESENTA

Tecnologia a favor do trânsito: câmeras de segurança auxiliam o fluxo de carros em Blumenau 

Sistema traz proteção e trânsito mais tranquilo para a cidade 

11/03/2019 - 13h54 - Atualizada em: 15/03/2019 - 11h20

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Seterb
Câmeras a favor do trânsito
(Foto: )

Elas podem até não serem notadas na correria do dia a dia, mas com certeza você já passou por uma das mais de 90 câmeras de segurança espalhadas por Blumenau.

O sistema de imagens instalado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) já protege a população ao registrar crimes e facilita a identificação de suspeitos. Mas agora, ganha uma nova função: a de garantir o bom fluxo de veículos nas ruas da cidade.

Uma nova parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) promete dar mais uma utilidade ao sistema de imagens. As câmeras irão monitorar o movimento de veículos, ciclistas e pedestres e ajudar os agentes de trânsito na fiscalização de infrações.

Conheça os benefícios do uso das câmeras:

1. Incentivo a hábitos seguros de condução: a presença de câmeras de segurança monitorando o trânsito influencia positivamente o comportamento das pessoas no volante. Os motoristas, cientes da fiscalização, se preocupam mais em seguir as normas de trânsito. Com o passar do tempo, os maus hábitos são perdidos e a direção consciente passa a acontecer mesmo longe das câmeras.

2. Redução do número de infratores: o sistema de imagens permite multar quem comete violações de trânsito com mais eficiência e praticidade. Dessa forma, o motorista tende a não praticar o erro novamente para não ser penalizado uma segunda vez.

3. Controle do fluxo dos veículos: o sistema permite identificar cruzamentos fechados e outras atitudes que prejudicam o andamento do tráfego, atuação imediata em caso de acidentes e melhoria do trânsito em tempo real.

4. Custo-benefício: a presença de câmeras de monitoramento permite a atuação mais eficiente dos agentes de trânsito. Há uma melhor alocação dos recursos humanos e financeiros do município.

Michele Lamin
Videomonitoramento
(Foto: )

Nessa nova forma de trabalho, o Seterb terá acesso às imagens geradas pelas câmeras, o playback e a recuperação das gravações. Assim, poderá gerenciar e fiscalizar o tráfego com eficiência e identificar as principais causas e pontos de acidentes.

– O resultado da parceria já tem se mostrado efetivo. No segundo dia de uso das câmeras, foi observado um carro estacionado de forma irregular. Um agente de trânsito foi até o local, conferiu a placa, acessou o sistema e constatou que era um veículo roubado. A polícia foi acionada imediatamente e o carro foi recuperado – relata o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe.

Via fiscalizada por câmeras
Via fiscalizada por câmeras
(Foto: )

As câmeras estão concentradas no centro de Blumenau e nos principais cruzamentos.

Parar e fechar cruzamento, andar na contramão, parar em cima de calçadas, parar em faixa dupla e avançar no sinal vermelho são as principais infrações de trânsito em Blumenau. Esses comportamentos oferecem riscos tanto a motoristas quanto aos pedestres, e um olhar mais próximo auxiliará na redução desses hábitos perigosos.

Quando o agente de trânsito constatar uma infração, ele congela a cena e a foto é emitida junto com a autuação. O motorista receberá em casa a multa e o comprovante em imagem do comportamento apresentado.

– Antes da parceria, a autoridade de trânsito via coisas esdrúxulas acontecendo e não podia penalizar os atos. Agora, além de utilizar as câmeras para ajudar os agentes que estão na rua, podemos fazer também a autuação de situações graves que acontecem no trânsito.

Desde o dia 4 de fevereiro deste ano estão sendo emitidas multas pelo sistema de videomonitoramento. Para mais informações acesse o site do Seterb.

​​​​​Conteúdo patrocinado pelo Seterb e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​​​​​.

Deixe seu comentário:

publicidade