Mesmo com o aumento da demanda gerado pela chegada de mais de 1,5 milhão de turistas à capital catarinense durante a alta temporada, o tempo de espera para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Florianópolis caiu significativamente. Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou reduções que chegam a 73%, considerando os dados de dezembro de 2023 e dezembro de 2024.

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Pacientes classificados como laranja, que precisam de atendimento muito urgente, esperavam, em média, 46 minutos no final de 2023. Em 2024, esse número caiu para apenas 12 minutos. Resultados positivos também foram registrados nas demais categorias: o tempo médio de espera da classificação amarela caiu de 50 para 22 minutos, na verde de 1h32 para 1h, e na azul de 3h para 1h15, uma redução de 60%.

Teleatendimento como alternativa eficaz

A melhoria no atendimento presencial foi impulsionada, em grande parte, pelo crescimento do uso do serviço de telemedicina Alô Saúde Floripa. Durante dezembro de 2024, o sistema recebeu 18.136 solicitações, um aumento de 157% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Dessas solicitações, cerca de 3 mil pacientes teriam procurado uma UPA caso não tivessem acesso ao serviço remoto. No entanto, 90,8% dos casos foram resolvidos pela telemedicina ou com encaminhamentos adequados, e apenas 173 pessoas foram orientadas a buscar atendimento presencial.

Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, os números mostram que o uso de tecnologia e o planejamento estratégico trouxeram benefícios diretos à população, especialmente em momentos críticos como a alta temporada.

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Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou reduções que chegam a 73% (Créditos de imagem: Allan Carvalho/PMF)

Planejamento e investimento em eficiência

A alta temporada de verão, que historicamente aumenta em até 50% a demanda nas UPAs, representa um desafio para o Sistema de Saúde Pública de Florianópolis. Segundo a Secretaria de Saúde, a estratégia para o atendimento envolveu o fortalecimento do quadro de profissionais, reorganização de fluxos nas unidades e maior divulgação do Alô Saúde Floripa como uma alternativa confiável e acessível.

Além disso, a redução no tempo de espera não apenas melhora a experiência dos pacientes, mas também amplia a capacidade das unidades de atender casos mais graves de forma ágil. 

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso de continuar investindo em soluções que priorizem a qualidade e a eficiência, especialmente em um cenário de aumento de demanda como o que vivemos no verão em Florianópolis. 

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Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, neste portal NSC Total.

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