nsc

    Tenista cadeirante de SC busca na Semana Guga Kuerten vaga em mundial na França 

    Evento começou nesta semana em Jurerê com mais de 1,8 mil atletas de 18 países

    05/10/2017 - 12h03

    Compartilhe

    Por Redação CBN Diário

    As centenas de crianças e adolescentes que lotaram o Jurerê Sport Center na manhã desta quinta-feira ficaram eufóricas quando o anfitrião, Gustavo Kuerten, apareceu para abrir a nona edição do evento. Mesmo que não tenham visto o ídolo em quadra, o carisma do manezinho permanece eterno. Ao todo, são mais de 1,8 mil atletas de 18 países. Entre eles, 78 cadeirantes que abriram a semana com o torneio profissional de tênis em cadeira de rodas.

    — A ideia é cada vez dar respaldo para esses atletas, unir as pessoas e trabalhar a integração. A gente se aceita, a gente cria uma grande família. E que a gente siga com esse canal de força para alimentar essa gurizada que tá sedenta. O que eles mais precisam é de oportunidade — destacou o Guga, que por várias vezes repetiu no lançamento da semana que "todo mundo que está aqui é um vencedor"

    Entre os meninos, dois chamam atenção: o Jucélio da Silva Torquato, de 17 anos, e o Fábio Filgueiras, de 18. Os dois ganharam medalha de bronze no mundial junior para cadeirantes disputado na Itália em abril. O Brasil nunca tinha subido no pódio antes. Há quatro anos, eles participam juntos da Semana Guga Kuerten

    — Esse mais do que nunca a semana é muito importante pra mim. Eu preciso ser campeão aqui para ficar entre os melhores do mundo e disputar o mundial o Máster em janeiro na França — deseja Jucélio, morador de Itajaí.

    Portador da síndrome de Perthes, que afeta as articulações do quadril, Jucélio ocupa a posição de número 1 do Brasil e 7º do mundo na categoria Júnior. Antes de ir para a semana Guga Kuerten, ficou com o título da segunda etapa do Circuito ITF para cadeirantes.

    Já o parceiro de Jucélio, o mineiro Fábio, está pulando de categoria.

    — É meu último ano no juvenil. Então eu estou aqui mais para melhorar o meu jogo porque no ano que vem eu só vou disputar com adultos — explicou o atleta, que sofre de mielomeningocele, uma malformação da coluna vertebral.

    Além de aumentarem os pontos no ranking da ITF, os atletas cadeirantes disputam o prêmio de R$ 64 mil.

    Guga é tietado pelas crianças teninstas
    Guga é tietado pelas crianças teninstas
    (Foto: )

    Semana Guga Kuerten também promove competições de Beach Tennis

    Nesse primeiro final de semana, 7 e 8 de outubro, será realizada a Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, e entre os dias 12 a 15, acontece a Copa das Federações de Beach Tennis. Já as disputas da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil estão concentradas entre os dias 9 e 15 de outubro.

    O campeão da Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste, nos 16 anos, recebe como prêmio uma passagem com acompanhante e todas as despesas pagas para disputar a final do Le Mondial Lacoste, em Londres. Na categoria 14 anos, o vencedor tem a oportunidade de participar do Le Petit As, que acontece em janeiro, em Tarbes, na França.

    Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. O evento é aberto ao público, e as pessoas podem visitar, durante os 11 dias da Semana, a exposição no clube-sede que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.

    Vídeo: Guga convida os leitores do Hora de SC para comparecem na Semana

    Confira a programação completa

    (Foto: )
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas