nsc

publicidade

Notícia

Tornado ou microexplosão pode ter atingido RS

Três carros foram arremessados pelo vento cerca de 15 metros para fora da rodovia

10/09/2008 - 16h58

Compartilhe

Por Redação NSC

Um temporal de cerca de 30 minutos espalhou destruição nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A ocorrência foi em Tabaí, no Vale do Taquari, a 70 quilômetros de Porto Alegre.

Entre os quilômetros 385 e 389 da BR-386, o trânsito está lento e em meia pista, devido à queda de duas árvores e a quatro acidentes sem gravidade ocorridos no local. Dois caminhões tombaram para fora da pista.

Três veículos, que estavam parados na altura do km 389, foram arremessados cerca de 15 metros para fora da pista por uma rajada de vento, na tarde desta quarta-feira. De acordo com a assessoria da Univias, concessionária que administra a rodovia, os ocupantes dos carros esperavam a forte chuva passar no acostamento quando fora atingidos por uma forte rajada de vento.

A Central de Meteorologia da RBS ainda não sabe apurar com exatidão o tipo de fenômeno que pode ter atingido a cidade, mas trabalha com duas possibilidades: tornado ou microexplosão.

Segundo a meteorologista Estael Sias, o tornado é uma espécie de nuvem-funil, com um vento forte girando em torno de si mesmo, como um furacão - neste caso, carros, árvores e telhas, por exemplo, acabam sugados e retorcidos. Já a micro-explosão caracteriza-se por ser uma nuvem muito pesada que descarrega forte chuva e vento em direção à Terra.

A previsão do tempo para quinta-feira no Rio Grande do Sul é novas ocorrências como a de quarta-feira: trovoadas, fortes temporais e granizos.

Deixe seu comentário:

publicidade