nsc
santa

NÃO PODE!

Tornozeleira eletrônica é abandonada por detento na Praia Central de Balneário Camboriú

Homem é considerado foragido da Justiça agora, segundo a Polícia Penal de Santa Catarina

04/08/2022 - 08h22 - Atualizada em: 04/08/2022 - 08h23

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Sofia
Por Sofia Mayer
Vídeo mostrando o "achado" repercutiu na internet
Vídeo mostrando o "achado" repercutiu na internet
(Foto: )

Uma tornozeleira eletrônica foi encontrada na areia da Praia Central, em Balneário Camboriú. Um vídeo repercutiu na internet ao mostrar o equipamento rompido e um homem dizendo que irá informar os responsáveis sobre o “achado”. A Polícia Penal de Santa Catarina informou que o homem que usava o aparelho é considerado foragido.

> Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp

A Unidade de Monitoramento Eletrônico (UME), responsável pela vigilância de apenados, analisou o código de identificação que aparece na tornozeleira que está na gravação. Em nota, o departamento informou que o aparelho é de um homem que rompeu o lacre no dia 30 de junho. O objeto é monitorado em tempo real.

— Ao receber a sinalização de violação do lacre, os policiais penais que atuam na UME, após esgotar as tentativas de contato com o monitorado, comunicaram ao Poder Judiciário e às forças de segurança sobre a ocorrência — destacou.

Um novo mandado de prisão contra o homem foi expedido pela Justiça. Informações sobre a identidade do foragido não foram divulgadas.

Como funciona a tornozeleira eletrônica

A Polícia Penal explica que quando a bateria está fraca ou quando o lacre é rompido os policiais são acionados e tentam entrar em contato com o preso por telefone.

Caso o problema seja no aparelho, o apenado vai até a unidade prisional, sem tirar a tornozeleira do corpo, onde é feita a troca do dispositivo.

Por outro lado, segundo a polícia, quando a pessoa não responde ou não retorna a ligação, ela quebra uma das regras acordadas na Justiça para a medida alternativa à prisão. Se o contato não for efetivado, a Central do Departamento de Polícia Penal comunica o Poder Judiciário.

Leia também 

Fuga na BR-470 termina com prisão e apreensão de moto com R$ 90 mil em débitos

Briga de casal tem fuga cinematográfica com lancha e buscas de helicóptero em SC

A história por trás do chá de revelação com helicóptero e lancha em Balneário Camboriú

Colunistas