As duas primeiras assembleias de motoristas e cobradores de Blumenau, na manhã e na tarde desta quinta-feira, terminaram com decisões favoráveis à proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa Blumob. Uma terceira reunião que deve sacramentar a decisão final do sindicato da categoria, o Sindetranscol, ocorre na noite desta quinta, no CTG Fogo de Chão, no bairro da Velha, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Segundo o ex-presidente e membro da diretoria do sindicato, Ari Germer, as duas primeiras assembleias já reuniram cerca de 60% da categoria. A negociação salarial de motoristas e cobradores se arrasta desde novembro do ano passado e já teve seis rodadas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC) em busca de um consenso. O impasse chegou a resultar em paralisações parciais do serviço desde dezembro.
Na última audiência do TRT-SC, ficou definido que os detalhes da proposta só seriam divulgados após as assembleias dos trabalhadores. A proposta da Blumob oferece reajuste salarial de 1,83%, que corresponde à reposição da inflação no período, e mais 4,2% de alta no vale-alimentação, que passa de R$ 700 para R$ 730.
A principal conquista para a categoria, no entanto, seria a manutenção da convenção coletiva de trabalho. Durante toda a negociação, o Sindetranscol defendia uma cláusula de proteção contra mudanças possíveis após a Reforma Trabalhista, como a terceirização de atividades. Germer explica que pela proposta oferecida as cláusulas atuais da convenção seriam mantidas, protegendo a categoria das novas possibilidades trabalhistas, e qualquer alteração exigiria aval do sindicato dos trabalhadores.
– Foi o principal avanço, não conheço um sindicato que já tenha conseguido isso – afirmou.
Continua depois da publicidade
Caso a última audiência do dia confirme a aceitação da proposta, os valores retroativos devem ser recebidos pelos trabalhadores na folha salarial de abril.